Após o lançamento da Ninja 400, o Salão de Milão serviu de palco para a Kawasaki fazer a estreia mundial da nova Z400 - sua versão naked. Além dela, a marca japonesa também aproveitou para exibir a linha 2019 da Versys 1000, com atualizações de estilo e tecnologia.
Substituta da Z300, a Z400 é basicamente uma Ninja 400 despida de carenagens e com posição de pilotagem mais ereta. Como na Ninja, houve importante redução de peso (173 kg para 167 kg) e adoção de embreagem assistida, com alavanca mais leve - mantém o sistema deslizante, que evita travamento da roda traseira em reduções bruscas.
O motor bicilíndrico de 399 cc é exatamente o mesmo da Ninja 400, com 48 cv de potência a 10.000 rpm e 3,9 kgfm de torque - mais forte, por exemplo, que a principal rival KTM 390 Duke, que tem 44 cv e os mesmos 3,9 kgfm. O câmbio é de seis marchas. Em termos visuais, a Z400 foi inspirada claramente na irmã maior Z650, com destaque para os faróis mais estreitos e as carenagens menores que na Z300.
Por sua vez, a Versys 1000 foi renovada para a linha 2019. Manteve o motor de quatro cilindros e 120 cv, mas ganhou acelerador eletrônico com piloto automático, modos de potência, controle de tração e, na versão top SE, o sistema quickshifter que dispensa o uso da embreagem nas trocas de marcha. Já os freios receberam novas pinças radiais para melhor performance, além de um ABS mais avançado. A versão SE ganhou ainda um novo painel LCD colorido com Bluetooth para integração com celular e faróis com função curva, entre outros itens.
Como a Kawasaki costuma ser ágil ao trazer seus lançamentos mundiais para o Brasil, tanto a Z400 quanto a Versys 1000 atualizada deverão chegar ao longo de 2019.
Texto e fotos: Daniel Messeder, de Milão - Itália
Viagem a convite da Honda Motos do Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Moto Morini: marca de motos premium italiana chegará ao Brasil em 2025
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Royal Enfield: inédita moto elétrica já tem data para chegar