Após o lançamento da Ninja 400, o Salão de Milão serviu de palco para a Kawasaki fazer a estreia mundial da nova Z400 - sua versão naked. Além dela, a marca japonesa também aproveitou para exibir a linha 2019 da Versys 1000, com atualizações de estilo e tecnologia.
Substituta da Z300, a Z400 é basicamente uma Ninja 400 despida de carenagens e com posição de pilotagem mais ereta. Como na Ninja, houve importante redução de peso (173 kg para 167 kg) e adoção de embreagem assistida, com alavanca mais leve - mantém o sistema deslizante, que evita travamento da roda traseira em reduções bruscas.
O motor bicilíndrico de 399 cc é exatamente o mesmo da Ninja 400, com 48 cv de potência a 10.000 rpm e 3,9 kgfm de torque - mais forte, por exemplo, que a principal rival KTM 390 Duke, que tem 44 cv e os mesmos 3,9 kgfm. O câmbio é de seis marchas. Em termos visuais, a Z400 foi inspirada claramente na irmã maior Z650, com destaque para os faróis mais estreitos e as carenagens menores que na Z300.
Por sua vez, a Versys 1000 foi renovada para a linha 2019. Manteve o motor de quatro cilindros e 120 cv, mas ganhou acelerador eletrônico com piloto automático, modos de potência, controle de tração e, na versão top SE, o sistema quickshifter que dispensa o uso da embreagem nas trocas de marcha. Já os freios receberam novas pinças radiais para melhor performance, além de um ABS mais avançado. A versão SE ganhou ainda um novo painel LCD colorido com Bluetooth para integração com celular e faróis com função curva, entre outros itens.
Como a Kawasaki costuma ser ágil ao trazer seus lançamentos mundiais para o Brasil, tanto a Z400 quanto a Versys 1000 atualizada deverão chegar ao longo de 2019.
Texto e fotos: Daniel Messeder, de Milão - Itália
Viagem a convite da Honda Motos do Brasil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz