Lançamento prometido pela Kia do Brasil há anos, o compacto Rio aparece mais uma vez para o público no Salão do Automóvel de São Paulo. Atração de destaque no estande da marca, o modelo já está homologado e praticamente pronto para estrear no mercado nacional, dependendo apenas de questões cambiais para começar a ser oferecido nas concessionárias. Será importado do México com a missão de competir diretamente com Volkswagen Polo, Toyota Yaris, Fiat Argo e Ford New Fiesta.
Para tanto, a Kia apostará no visual (aprimorado nesta quarta geração), no pacote de equipamentos e, em especial, no motor 1.6 flex de 128 cv também usado por modelos da Hyundai, como o HB20. A unidade exposta já conta inclusive com o logotipo "flex" na tampa traseira e dados apurados pelo Inmetro para fins de homologação já revelam todas as médias de consumo do propulsor.
Quando associado ao câmbio manual de 6 marchas, este motor rende 7,0 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol, e 10,2 km/l e 13,8 km/l, respectivamente, com gasolina. Com câmbio automático de também 6 posições, os números são de 7,2 km/l e 9,3 km/l com o biocombustível, e 10,5 km/l e 13,4 km/l o combustível fóssil. Para efeito de comparação, o HB20 marca até 11,6 km/l na cidade e 13,8 km/l na versão 1.6 manual.
A estreia deverá acontecer em algum momento de 2019, porém uma data específica não foi estabelecida. Preços serão definidos de acordo com as condições do câmbio.
Fotos: Donizetti Castilho
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Kia K3 sucede Rio no Uruguai e pode ser lançado também ao Brasil
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Kia K3 é revelado como hatchback sucessor do Rio; veja fotos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Kia K3 2024 estreia como sucessor do Rio e dispensa motores turbo
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Depois do Brasil, Kia Rio deverá sair de linha em outros mercados