A Toyota anuncia nesta segunda-feira (5) o início da produção em regime de terceiro turno nas fábricas de Porto Feliz e Sorocaba, ambas em São Paulo. Conforme explica a marca, a estratégia visa ampliar a capacidade de produção de 108 mil unidades para 160 mil a partir do ano que vem, de modo a acompanhar a demanda crescente do mercado. Estão sendo aplicados cerca de R$ 600 milhões e criados aproximadamente 870 novos postos de trabalho nas áreas de produção e manutenção. As novas vagas se dividem em 130 na planta de Porto Feliz e mais 740 na operação de Sorocaba.
A unidade de Porto Feliz foi inaugurada em 2016 carregando o título de primeira da marca a produzir motores em toda a América Latina e Caribe. É responsável pela fabricação dos propulsores 1.3 e 1.5 em versões flex e a gasolina que equipam a família Etios (tanto nas variantes comercializadas no Brasil quanto nas configurações exportadas para países vizinhos como Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru).
Já a planta de Sorocaba abriga as linhas de montagem do Etios e do Yaris, tendo produzido de janeiro a setembro deste ano 66.647 unidades do compacto de entrada e 22.728 unidades do modelo novato. Desse total, o primeiro teve 28.286 exemplares exportados para países da América Latina e o segundo, até agora, 2.112 unidades enviadas à Argentina.
Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com Yaris Cross chegando, Toyota inicia obras em 2ª fábrica
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Novo Toyota RAV4 2026: projeção revela como SUV ficará na próxima geração
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Esperado no Brasil, Toyota Yaris Cross já tem 2ª geração imaginada
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Hilux Champ para o Brasil vira dúvida diante do 'custo Argentina'