Enquanto o Toyota Yaris brasileiro não passa pelo teste de colisão do Latin NCAP, o jeito é ver como ele se sai em outros países. A versão vendida na África do Sul, produzida na Tailândia, passou pelo crash-test do Global NCAP e obteve uma nota de três estrelas do máximo de cinco. Assim como o Yaris nacional de entrada, o modelo sul-africano conta com apenas dois airbags na versão mais básica, mas sem controle de estabilidade.
O relatório divulgado pelo Global NCAP revela que o Toyota Yaris teve um bom desempenho na proteção da região da cabeça e do pescoço. A forma como a carroceria deformou atrapalhou na proteção do resto do corpo do motorista, principalmente na região do peito e das pernas. A entidade diz que a carroceria é instável e não suportaria um impacto mais forte. Curiosamente, o Etios se saiu melhor no mesmo crash-test, obtendo quatro estrelas.
Existe a chance de que o Yaris nacional obtenha uma nota melhor do sul-africano, caso existam alterações na construção em comparação ao modelo asiático. É o caso do Renault Kwid, que recebeu nota zero no teste feito com a versão indiana, enquanto o brasileiro tem reforços estruturais e tirou três estrelas. Além disso, o Latin NCAP também realiza o teste de colisão lateral, enquanto o Global NCAP fez apenas o crash-test frontal. A presença do controle de estabilidade de série no hatch produzido no Brasil permite que ele receba notas acima de três estrelas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Toyota Yaris Sedan alcança nota máxima em teste de segurança
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Toyota Yaris ganhará versão híbrida na Ásia; e no Brasil?
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Depois da Argentina, novo Toyota Yaris Sedan 2024 é registrado no Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Semana Motor1.com: Adeus a Ken Block, Hilux mais difícil de capotar e mais