ATUALIZAÇÃO: A Volkswagen entrou em contato com o Motor1.com para corrigir a informação divulgada no comunicado global da empresa, que dizia que a picape seria lançada até 2020. A fabricante diz que ela ainda é um conceito e que o lançamento acontecerá "em um futuro próximo". O texto foi corrigido de acordo com o novo posicionamento da montadora.

O novo SUV compacto T-Cross não será a única atração da Volkswagen no Salão do Automóvel de São Paulo. A marca acaba de confirmar que irá apresentar o conceito de uma picape durante a mostra, que antecipa o modelo posicionado acima da Saveiro e abaixo da Amarok. É a esperada rival da Fiat Toro e da Renault Duster Oroch.

Segundo a Volkswagen, a nova picape será montada sobre a plataforma MQB, mais especificamente na versão MQB-A0. É a mesma base de Polo, Virtus e T-Cross, sendo o quarto e último modelo previsto para esta arquitetura. A fabricante já havia confirmado anteriormente os planos dessa picape, em uma declaração feita por David Powels, ex-presidente da Volkswagen para América do Sul.

Pelo esboço, podemos notar algumas coisas sobre o design. Será uma picape cabine dupla inspirada no T-Cross, algo evidenciado pelas lanternas, com uma peça única atravessando a tampa da caçamba. A forma conceitual deve ter uma linha iluminada por toda essa peça, ao invés de apenas refletir a luz como no SUV compacto. Outro detalhe interessante é o santoantonio integrado à cabine, como elemento de design e com pintura em cor diferente da carroceria.

Alguns detalhes já foram adiantados pela empresa. Será um protótipo bem avançado, com design próximo do carro final de produção, misturando elementos de SUVs com os das picapes. O conceito será capaz de dobrar o painel traseiro da cabine dupla, aumentando o espaço da caçamba. Além disso, terá tração nas quatro rodas, algo ainda não ofertado nos modelos da MQB-A0. 

Foto: divulgação

Galeria: Volkswagen Pickup Concept 2018

Envie seu flagra! flagra@motor1.com