Segunda geração do CLA é confirmada para o ano que vem, inclusive com versão perua

Escondido no meio de um comunicado de imprensa bem entediante da Mercedes-Benz sobre os resultados de janeiro a setembro deste ano está uma imagem que os lançamentos da marca para 2019. A fabricante revela que irá apresentar a segunda geração do CLA no ano que vem, assim como a CLA Shooting Brake, variante perua do cupê de quatro portas. E ainda promete mais novidades, como o GLC reestilizado e um oitavo SUV para a linha.

Mercedes CLA-Class
2020 Mercedes CLA Shooting Brake screenshot from spy video

Julgando pela forma como os modelos estão posicionados na segunda linha, podemos esperar a segunda geração do CLA para a primeira metade de 2019, enquanto a perua ficaria para o terceiro trimestre do ano que vem. Ambos já foram flagrados diversas vezes em testes.

2019 Mercedes GLC facelift spy photo
2019 Mercedes GLC Coupe facelift screenshot from spy video

Não é nenhuma surpresa, mas o GLC passará por sua reestilização de meia-vida e o mesmo será aplicado no GLC Coupe, com estreia prevista para a primeira metade do ano que vem. Maior e mais caro SUV da Mercedes, o inédito GLS (na foto abaixo na esquerda) deve chegar alguns meses depois, para brigar com o recém-apresentado BMW X7.

2020 Mercedes GLS spy photo
Mercedes GLB spy photo

Já o "8th Compact Car” da lista deve ser o inédito GLB (na foto acima, do lado direito). Será um crossover com visual mais quadrado, no espírito do GLK, combinando a robustez do Classe G com tudo que gostamos do novo Classe A hatch e sedã. Falando nisso, o GLB foi flagrado recentemente com um painel de instrumentos quase idêntico ao do Classe A.

A van Vito também aparece na imagem como Classe V, prevista para o começo de 2019. Considerando que foi lançada em 2014 no exterior, é possível que seja apenas uma reestilização.

2019 Mercedes GLA spy photo
Mercedes GLA render

A ausência do novo GLA (na foto à esquerda e com uma projeção à direita) significa que teremos que esperar até 2020 para conhecer o SUV de entrada da Mercedes-Benz. Em julho de 2016, outro mapa de lançamentos da empresa mostrava o GLA Coupe, só que a imagem sumiu pouco tempo depois. Pode ter voltado aos planos da marca, já que Dieter Zetsche, CEO da Daimler, disse em uma entrevista à revista Top Gear no início do ano que o crossover poderia ter uma versão mais estilosa, como rival do BMW X2.

O futuro da Smart ainda é incerto, já que a Renault, sua parceria de plataforma, parece não querer continuar a aliança após a geração atual. A imagem mostra que o subcompacto será atualizado até o final do ano que vem. A Daimler já revelou que a Smart irá se tornar puramente elétrica na Europa a partir de 2020.

Fonte: Mercedes-Benz