A Honda aproveitou sua convenção nacional, que reuniu concessionários de todo o país no Costão de Santinho (SC) – para montar uma espécie de "mini Salão Duas Rodas": nove atrações no total. Além das novas Gold Wing (grã-turismo) e da CRF 250F (off-road), a marca apresentou mais dois lançamentos: a impactante CB 1000R Neo Sport Café e o scooter de entrada Elite 125. Há ainda mais cinco atualizações.
Para comemorar os 25 anos da CG Titan, a Honda mostrou uma edição limitada e comemorativa que foi batizada de CG 160 Titan SE (Special Edition). A Pop 110i ganhou freios combinados (CBS) e a XRE 300 adotou novo design. Na família scooter, o PCX 150 traz novo desenho e freios ABS, enquanto o SH 300i ganha a versão Sport.
Com uma proposta comercial bastante agressiva para 2019, a Honda quer ampliar ainda mais sua participação em todos os segmentos. Para isso conta com uma completa gama de modelos e 1.100 pontos de venda em todo o Brasil. Agora é esperar a divulgação do preços. Até o momento, somente os valores da CRF 250F (R$ 14.990) e das novas Gold Wing - R$ 136.550 na versão de entrada e R$ 156.550 na versão Tour - foram divulgados. Confira as principais características e data de chegada dos novos modelos.
CB 1000R
A CB 1000R Neo Sports Café é uma releitura pra lá de moderna do conceito café racer que, aliás, têm atraído cada dia mais motociclistas. Esta retrô futurista também é bastante apimentada, já que conta com motor de quatro cilindros capaz de gerar 145 cv de potência máxima e 10 kgfm de torque - propulsor compartilhado com a superesportiva CBR 1000RR Fireblade. Apesar do design minimalista, a CB 1000R traz boa dose de tecnologia embarcada: três modos de pilotagem, controle de tração e acelerador eletrônico. Previsão de chegada: primeiro trimestre de 2019.
Elite 125
O novo scooter de entrada da Honda deverá chegar às lojas ainda este ano. Substituto do Lead 110, o novo Elite 125 tem tudo para ser uma nova referência de mobilidade urbana sobre duas rodas. Traz boa dose de tecnologia, modernidade e design, aliado ao motor injetado. Para maior segurança e conforto, o Elite está equipado com freios combinados CBS, painel digital com tela LCD, iluminação frontal em LED e porta-capacete sob o assento, além de piso plano. O modelo chega ainda este ano para ser concorrente direto do Yamaha Neo 125.
PCX 150
Líder de sua categoria, o PCX 150 2019 está mais moderno em termos de tecnologia e design. Todas as versões – Standard, DLX e Sport – contam agora com novo conjunto ótico frontal e lanterna traseira, ambas em LED, e traz ainda um inédito painel digital e porta-luvas maior. A marca atualizou a suspensão traseira (item bastante criticado nas primeiras versões), incluindo novos amortecedores. Além disso, houve um reposicionamento do conjunto mola-amortecedor que, segundo a marca, resultou em melhoria no conforto e dirigibilidade. As versões DLX e Sport agora estão equipadas com sistema de freio ABS. A chave presencial Smart Key também é novidade nessas versões. Chega no início de 2019.
SH 300i Sport
O scooter SH 300i ganha a versão Sport, que se diferencia do resto na família pela exclusiva pintura branco perolizada, com apliques em preto no escudo frontal e carenagem de farol, além de bengala da suspensão, rodas e bagageiros escurecidos. Traz novo banco e mantém o sistema de freios ABS e a chave presencial Smart Key. Chegará ainda este ano na rede Honda.
XRE 300 ABS
A trail passou por um facelift, que apresenta alterações estéticas do para-lama - mais curto - à rabeta, que adotou nova alça para o garupa. A moto ficou mais bonita e ao mesmo tempo encorpada. O modelo, que completará dez anos de mercado em 2019, agora traz iluminação full-LED e sistema de frenagem ABS como item de série. Essa versão atualizada manteve outros pontos fortes da moto: posição de pilotagem ereta e suspensões de longo curso, que absorvem muito bem as imperfeições do piso. Outra boa notícia é que a XRE 300 emagreceu, com 5,4 kg a menos. Chegará ainda este ano às revendas da marca.
CG 160 Titan SE
Para comemorar os 25 anos do lançamento da primeira Titan, a Honda resolveu apresentar a CG 160 Titan SE. Inicialmente serão produzidas 8 mil unidades da Special Edition. A nova versão, que começará a ser vendida no início de 2019, se caracteriza pelos grafismos exclusivos - “badge” 25 anos - e também pelas cores especiais – prata, preta e dourado. Inclusive as rodas foram pintadas de dourado, como já havia acontecido na versão de 40 anos da CG.
Pop 110i CBS
Modelo Honda mais barato do Brasil, na casa dos R$ 6 mil, a versão 2019 da Pop 110i recebeu freios CBS – Combined Brake System –, tecnologia que distribui a frenagem em ambas as rodas. O item visa aumentar a segurança principalmente dos motociclistas iniciantes. Destaque também para a nova opção de cor: branco com assento vermelho. Com mecânica simples e muito econômica, a Pop 110i vem ganhando mercado nos grandes centros urbanos. O modelo atualizado chega às revendas até o final do ano.
Texto: Aldo Tizzani, do Costão do Santinho (SC), especial para o Motor1.com
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Moto Morini: marca de motos premium italiana chegará ao Brasil em 2025
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou