A Honda aproveitou sua convenção nacional, que reuniu concessionários de todo o país no Costão de Santinho (SC) – para montar uma espécie de "mini Salão Duas Rodas": nove atrações no total. Além das novas Gold Wing (grã-turismo) e da CRF 250F (off-road), a marca apresentou mais dois lançamentos: a impactante CB 1000R Neo Sport Café e o scooter de entrada Elite 125. Há ainda mais cinco atualizações.
Para comemorar os 25 anos da CG Titan, a Honda mostrou uma edição limitada e comemorativa que foi batizada de CG 160 Titan SE (Special Edition). A Pop 110i ganhou freios combinados (CBS) e a XRE 300 adotou novo design. Na família scooter, o PCX 150 traz novo desenho e freios ABS, enquanto o SH 300i ganha a versão Sport.
Com uma proposta comercial bastante agressiva para 2019, a Honda quer ampliar ainda mais sua participação em todos os segmentos. Para isso conta com uma completa gama de modelos e 1.100 pontos de venda em todo o Brasil. Agora é esperar a divulgação do preços. Até o momento, somente os valores da CRF 250F (R$ 14.990) e das novas Gold Wing - R$ 136.550 na versão de entrada e R$ 156.550 na versão Tour - foram divulgados. Confira as principais características e data de chegada dos novos modelos.
CB 1000R
A CB 1000R Neo Sports Café é uma releitura pra lá de moderna do conceito café racer que, aliás, têm atraído cada dia mais motociclistas. Esta retrô futurista também é bastante apimentada, já que conta com motor de quatro cilindros capaz de gerar 145 cv de potência máxima e 10 kgfm de torque - propulsor compartilhado com a superesportiva CBR 1000RR Fireblade. Apesar do design minimalista, a CB 1000R traz boa dose de tecnologia embarcada: três modos de pilotagem, controle de tração e acelerador eletrônico. Previsão de chegada: primeiro trimestre de 2019.
Elite 125
O novo scooter de entrada da Honda deverá chegar às lojas ainda este ano. Substituto do Lead 110, o novo Elite 125 tem tudo para ser uma nova referência de mobilidade urbana sobre duas rodas. Traz boa dose de tecnologia, modernidade e design, aliado ao motor injetado. Para maior segurança e conforto, o Elite está equipado com freios combinados CBS, painel digital com tela LCD, iluminação frontal em LED e porta-capacete sob o assento, além de piso plano. O modelo chega ainda este ano para ser concorrente direto do Yamaha Neo 125.
PCX 150
Líder de sua categoria, o PCX 150 2019 está mais moderno em termos de tecnologia e design. Todas as versões – Standard, DLX e Sport – contam agora com novo conjunto ótico frontal e lanterna traseira, ambas em LED, e traz ainda um inédito painel digital e porta-luvas maior. A marca atualizou a suspensão traseira (item bastante criticado nas primeiras versões), incluindo novos amortecedores. Além disso, houve um reposicionamento do conjunto mola-amortecedor que, segundo a marca, resultou em melhoria no conforto e dirigibilidade. As versões DLX e Sport agora estão equipadas com sistema de freio ABS. A chave presencial Smart Key também é novidade nessas versões. Chega no início de 2019.
SH 300i Sport
O scooter SH 300i ganha a versão Sport, que se diferencia do resto na família pela exclusiva pintura branco perolizada, com apliques em preto no escudo frontal e carenagem de farol, além de bengala da suspensão, rodas e bagageiros escurecidos. Traz novo banco e mantém o sistema de freios ABS e a chave presencial Smart Key. Chegará ainda este ano na rede Honda.
XRE 300 ABS
A trail passou por um facelift, que apresenta alterações estéticas do para-lama - mais curto - à rabeta, que adotou nova alça para o garupa. A moto ficou mais bonita e ao mesmo tempo encorpada. O modelo, que completará dez anos de mercado em 2019, agora traz iluminação full-LED e sistema de frenagem ABS como item de série. Essa versão atualizada manteve outros pontos fortes da moto: posição de pilotagem ereta e suspensões de longo curso, que absorvem muito bem as imperfeições do piso. Outra boa notícia é que a XRE 300 emagreceu, com 5,4 kg a menos. Chegará ainda este ano às revendas da marca.
CG 160 Titan SE
Para comemorar os 25 anos do lançamento da primeira Titan, a Honda resolveu apresentar a CG 160 Titan SE. Inicialmente serão produzidas 8 mil unidades da Special Edition. A nova versão, que começará a ser vendida no início de 2019, se caracteriza pelos grafismos exclusivos - “badge” 25 anos - e também pelas cores especiais – prata, preta e dourado. Inclusive as rodas foram pintadas de dourado, como já havia acontecido na versão de 40 anos da CG.
Pop 110i CBS
Modelo Honda mais barato do Brasil, na casa dos R$ 6 mil, a versão 2019 da Pop 110i recebeu freios CBS – Combined Brake System –, tecnologia que distribui a frenagem em ambas as rodas. O item visa aumentar a segurança principalmente dos motociclistas iniciantes. Destaque também para a nova opção de cor: branco com assento vermelho. Com mecânica simples e muito econômica, a Pop 110i vem ganhando mercado nos grandes centros urbanos. O modelo atualizado chega às revendas até o final do ano.
Texto: Aldo Tizzani, do Costão do Santinho (SC), especial para o Motor1.com
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Semana Motor1.com: nova Triton 2026, Hilux 2025, Tiguan nos EUA e mais
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos