Após meses de testes e adaptações, a Nissan finalmente apresenta na Índia a versão local do SUV Kicks. Considerado uma das grandes apostas da marca para crescer no país, o modelo será posicionado acima do Terrano (rebadge feito sobre o Renault Duster) como alternativa mais tecnológica e refinada. Na comparação com a variante brasileira, o Kicks indiano é maior, mais alto, mais largo e, consequentemente, mais espaçoso. Além disso, a plataforma usada é a M0, emprestada do Captur em substituição à conhecida base V.
Numa olhada rápida é difícil enxergar mudanças estéticas na comparação com o visual da Kicks brasileiro, mas elas estão lá. Note que o para-choque dianteiro foi redesenhado e ganhou entradas de ar falsas acima das luzes de neblina, e as portas dianteiras agora incorporam uma pequena janela vigia, junto com retrovisores apoiados na própria lataria. Além disso, os faróis têm lentes mais sofisticadas (incluindo assinatura específica de LEDs), a grade em V ganhou novos contornos e uma nova grelha foi incorporada.
O Kicks indiano também conta com arcos de roda mais abaulados (que lhe conferem maior sensação de robustez), teto com barras longitudinais mais proeminentes e rodas de 17 polegadas com desenho único. Na traseira, há um leve aplique cromado sobre a placa de identificação e para-choque ligeiramente revisado. Em termos de tamanho também há diferenças consideráveis: 4,38 metros de comprimento (contra 4,29 metros do brasileiro), 1,81 m de largura (contra 1,76 m), 165 de altura (contra 1,59 m) e 2,67 de entre-eixos (contra 2,61 metros).
Na prática, o uso da plataforma M0 fez o Kicks indiano seguir a mesma receita adotada pela Captur brasileiro em relação ao francês, tanto que a distância entre-eixos dos dois é exatamente a mesma. A altura em relação ao solo também foi ampliada, totalizando 21 centímetros. Dados sobre a capacidade do porta-malas não foram revelados, mas certamente os números serão superiores aos 432 litros do Kicks nacional. Detalhes sobre o interior também ainda são desconhecidos.
Sob o capô, são esperadas duas opções de motorização: 1.5 turbodiesel de 110 cv e 1.5 a gasolina de 106 cv. O câmbio poderá ser manual de 5 ou 6 marchas, bem como automático CVT, dependendo da versão. As vendas no mercado indiano serão iniciadas no ano que vem, sendo o Hyundai Creta o principal rival a ser enfrentado.
Fotos: Divulgação
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