Este é o novo Chevrolet Onix Sedan, que no Brasil conheceremos como Prisma. O instituto chinês de patentes acaba de antecipar o que a GM queria (ou deveria) esconder pelo menos até o ano que vem, quando o sedã de nova geração será oficialmente lançado na China. Por aqui, a expectativa de estreia é para 2020.
Desde o primeiro flagra do modelo, mostrado aqui no Motor1.com Brasil, o novo Prisma 2020 já mostrava que ia crescer. Além do entre-eixos visivelmente mais longo, o sedã ganhará pela primeira vez a terceira janela lateral. Junto com a imagens, vazaram também as dimensões: 4,474 metros de comprimento por 1,730 m de largura e 1,471 m de altura, com entre-eixos de 2,600 m. São medidas maiores que as da atual geração, e próximas do Cobalt. Isso reforça que o novo sedã deverá aposentar de uma vez o Cobalt e as versões mais caras do Prisma, para desafiar o VW Virtus. As mais baratas, como já havíamos antecipado, seguirão com a carroceria atual acompanhadas do sobrenome Joy - como acontece hoje com a versão de entrada, que mantém o design de 2013.
Falando em estilo, o novo Prisma segue claramente as linhas do Cruze, com destaque para a dianteira que segue o novo padrão de design da Chevrolet, com duas grades divididas por uma fina barra cromada onde fica o logotipo da gravatinha. No geral o design é mais sóbrio que o atual, com uma traseira menos esportiva e lanternas que agora invadem a tampa do porta-malas, novamente inspiradas no Cruze. A tampa também parece um pouco mais baixa, com o vidro traseiro maior.
Na China o comunicado de patente revela ainda que o modelo será equipado com motor 1.0 turbo, ou seja, a mesma unidade de 3-cilindros que será oferecida aqui. Além deste, haverá um 1.3 aspirado, que a princípio não virá para cá. Tanto o novo Prisma quanto o próximo Onix usarão a plataforma GEM (Global Emerging Markets) da GM, desenvolvida na China para mercados emergentes. Agora fica a expectativa pela revelação do hatch, que também já roda em testes no Brasil - mas ainda bastante camuflado.
Fotos: reprodução
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora