Principal órgão avaliador da segurança automotiva da Europa, o Euro NCAP levanta nesta semana uma grave suspeita envolvendo possível manipulação de veículos utilizados em testes de colisão. Segundo informado, especialistas da própria entidade e da empresa de segurança Thatcham Research descobriram que módulos de airbag, bancos, espumas e sistemas Isofix estavam sendo marcados com a inscrição "apenas para teste de colisão". Autoridades acusam as montadoras de tentar otimizar o desempenho dos veículos nas provas com componentes reforçados intencionalmente.
O Euro NCAP explica que todos os carros utilizados nos testes são inspecionados posteriormente e os componentes são vistoriados individualmente. Foi exatamente nesta auditoria que pesquisadores da Thatcham e do próprio órgão descobriram peças marcadas. "Encontramos no verso de um módulo a inscrição 'apenas para Euro NCAP'. Os módulos de airbag são bastante comuns... Isso parece muito, muito suspeito para nós", disse um porta-voz.
Um posicionamento por parte das montadoras foi cobrado, mas as explicações não foram convincentes. Desse modo, o objetivo agora é abrir um processo de investigação para visitar fábricas de automóveis ou fornecedores de peças, além de eventualmente realizar novos testes com os veículos suspeitos.
Mike Hawes, executivo-chefe da Sociedade de Fabricantes de Motores (SMMT), disse que componentes marcados são parte normal do processo de produção, acrescentando: “A SMMT refuta fortemente essas suspeitas. Não há evidência de qualquer negligência nos testes de segurança e, de outro modo, mostra uma falha na compreensão do processo de fabricação e certificação. Tais observações lançam insatisfações injustificadas na indústria automotiva, para a qual a segurança é prioridade absoluta".
Especialistas estão comparando ao caso ao famoso escândalo do Dieselgate, que detectou manipulação nas emissões de gases poluentes de motores diesel em todo o mundo.
Fonte: AutoExpress
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Latin NCAP: Citroën Aircross falha gravemente em segurança
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Argentina quer acabar com multas por radar após 'efeito zero' na segurança
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Cotado para o Brasil, Kia K3 alcança nota máxima em teste de segurança
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Citroën Basalt vai bem e alcança 4 estrelas em teste de segurança