VW domina ranking de vendas na Alemanha - Polo e T-Roc crescem
Golf lidera absoluto, Polo cresce e novato T-Roc tem melhor colocação desde o lançamento
O mercado da Alemanha cresceu mais de 24% em agosto na comparação com o mesmo período de 2017, com 316.405 unidades. O excepcional desempenho tem relação com o último mês de vendas de veículos novos antes do início do WLTP, um novo procedimento de testes mais rígido em relação a consumo de combustível e níveis de emissões de poluentes, obrigatório para todos os novos modelos produzidos a partir de 1º de setembro.
Neste cenário, o destaque absoluto ficou por conta do Grupo VW. Com a Volkswagen emplacando os cinco modelos preferidos dos alemães – fato que já havia sido conquistado em maio -, o conglomerado ainda viu outros quatro modelos entre os dez primeiros. A exceção foi o Mercedes Classe C (5.862), por sinal o único do pelotão a perder espaço nos últimos doze meses (-1,3%).
Sem surpresas, a liderança coube ao Golf (17.501), responsável por vender mais do que a soma de Tiguan (8.496) e Passat (7.618). O novo Polo foi o quarto, com crescimento de quase 125%. A grande novidade foi o primeiro top 5 do T-Roc, que conquistou a preferência de 6.465 consumidores.
À frente do Classe C, Audi A4 (6.194) e Seat Leon (6.133) cresceram acima dos 40%. Em seu melhor momento no país mais rico da Europa, o Renault Captur (3.678) foi o 15º, mais do que dobrando as vendas do ano passado. O ótimo resultado ajudou a montadora francesa a crescer acima de 100% sobre 2017 e a garantir a quinta colocação.
O grupo Renault ainda viu o avanço de mais de 50% da Dacia, impulsionado pelos desempenhos do Sandero (3.299), 22º, e do novo Duster (2.945), que deverá ser apresentado aos brasileiros no próximo Salão do Automóvel, em novembro. Em 19º, o novo Fiesta (3.367) parece ter agradado aos alemães, com avanço de quase 120%. Às vésperas do lançamento da nova geração, o atual BMW Série 3 emplacou apenas 2.289 unidades e ficou fora do top 40.
POS. |
MODELO |
AGO.18 |
% MERCADO |
AGO.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW GOLF |
17.501 |
5,5% |
16.658 |
5,1% |
2 |
VW TIGUAN |
8.496 |
2,7% |
5.007 |
69,7% |
3 |
VW PASSAT |
7.618 |
2,4% |
5.069 |
50,3% |
4 |
VW POLO |
7.126 |
2,3% |
3.170 |
124,8% |
5 |
VW T-ROC |
6.465 |
2,0% |
- |
NOVO |
6 |
AUDI A4 |
6.194 |
2,0% |
4.055 |
52,7% |
7 |
SEAT LEON |
6.133 |
1,9% |
4.283 |
43,2% |
8 |
MERCEDES CLASSE C |
5.862 |
1,9% |
5.939 |
-1,3% |
9 |
SKODA FABIA |
5.188 |
1,6% |
3.192 |
62,5% |
10 |
AUDI A3 |
4.993 |
1,6% |
3.673 |
35,9% |
11 |
SKODA OCTAVIA |
4.142 |
1,3% |
4.854 |
-14,7% |
12 |
MERCEDES CLASSE E |
3.918 |
1,2% |
3.059 |
28,1% |
13 |
OPEL CORSA |
3.774 |
1,2% |
3.889 |
-3,0% |
14 |
VW TRANSPORTER |
3.772 |
1,2% |
2.718 |
38,8% |
15 |
RENAULT CAPTUR |
3.678 |
1,2% |
1.682 |
118,7% |
16 |
MINI |
3.525 |
1,1% |
3.152 |
11,8% |
17 |
FORD KUGA |
3.484 |
1,1% |
2.571 |
35,5% |
18 |
SEAT ARONA |
3.483 |
1,1% |
- |
NOVO |
19 |
FORD FIESTA |
3.367 |
1,1% |
1.539 |
118,8% |
20 |
VW TOURAN |
3.354 |
1,1% |
3.435 |
-2,4% |
21 |
BMW SÉRIE 1 |
3.326 |
1,1% |
3.148 |
5,7% |
22 |
DACIA SANDERO |
3.299 |
1,0% |
2.814 |
17,2% |
23 |
VW UP |
3.276 |
1,0% |
2.237 |
46,4% |
24 |
MERCEDES GLK / GLC |
3.259 |
1,0% |
4.338 |
-24,9% |
25 |
OPEL ASTRA |
3.139 |
1,0% |
4.265 |
-26,4% |
26 |
FIAT 500 |
3.127 |
1,0% |
2.439 |
28,2% |
27 |
RENAULT MEGANE |
3.044 |
1,0% |
1.206 |
152,4% |
28 |
SEAT IBIZA |
2.995 |
0,9% |
2.226 |
34,5% |
29 |
DACIA DUSTER |
2.945 |
0,9% |
1.633 |
80,3% |
30 |
BMW SÉRIE 2 |
2.918 |
0,9% |
2.877 |
1,4% |
31 |
AUDI Q5 |
2.867 |
0,9% |
1.892 |
51,5% |
32 |
RENAULT CLIO |
2.741 |
0,9% |
1.623 |
68,9% |
33 |
BMW SÉRIE 5 |
2.724 |
0,9% |
3.346 |
-18,6% |
34 |
HYUNDAI I30 |
2.681 |
0,8% |
1.753 |
52,9% |
35 |
AUDI A6 |
2.679 |
0,8% |
2.647 |
1,2% |
36 |
AUDI Q2 |
2.660 |
0,8% |
2.102 |
26,5% |
37 |
MERCEDES CLASSE A |
2.560 |
0,8% |
2.855 |
-10,3% |
38 |
SEAT ATECA |
2.447 |
0,8% |
1.388 |
76,3% |
39 |
AUDI Q3 |
2.421 |
0,8% |
1.408 |
71,9% |
40 |
OPEL MOKKA |
2.384 |
0,8% |
3.490 |
-31,7% |
41 |
BMW SÉRIE 3 |
2.289 |
0,7% |
2.767 |
-17,3% |
42 |
HYUNDAI TUCSON |
2.238 |
0,7% |
1.732 |
29,2% |
43 |
RENAULT TWINGO |
2.177 |
0,7% |
1.183 |
84,0% |
44 |
VW CADDY |
2.169 |
0,7% |
2.313 |
-6,2% |
45 |
RENAULT KADJAR |
2.111 |
0,7% |
845 |
149,8% |
46 |
OPEL CROSSLAND X |
2.094 |
0,7% |
1.579 |
32,6% |
47 |
MITSUBISHI MIRAGE |
2.092 |
0,7% |
1.778 |
17,7% |
48 |
FORD FOCUS |
2.071 |
0,7% |
2.021 |
2,5% |
49 |
SMART FORTWO |
2.043 |
0,6% |
1.671 |
22,3% |
50 |
CITROËN C3 |
2.012 |
0,6% |
1.160 |
73,4% |
POS. |
MARCA |
AGO.18 |
% MERCADO |
AGO.17 |
% VARIAÇÃO |
1 |
VW |
63.623 |
20,1% |
43.531 |
46,2% |
2 |
AUDI |
28.198 |
8,9% |
19.406 |
45,3% |
3 |
MERCEDES-BENZ |
23.764 |
7,5% |
26.679 |
-10,9% |
4 |
BMW |
19.289 |
6,1% |
18.173 |
6,1% |
5 |
RENAULT |
17.865 |
5,6% |
8.848 |
101,9% |
6 |
FORD |
17.810 |
5,6% |
16.586 |
7,4% |
7 |
OPEL |
17.609 |
5,6% |
18.579 |
-5,2% |
8 |
SEAT |
17.220 |
5,4% |
8.934 |
92,7% |
9 |
SKODA |
17.218 |
5,4% |
14.624 |
17,7% |
10 |
HYUNDAI |
10.775 |
3,4% |
8.683 |
24,1% |
11 |
DACIA |
9.838 |
3,1% |
6.437 |
52,8% |
12 |
FIAT |
7.034 |
2,2% |
6.167 |
14,1% |
13 |
TOYOTA |
6.836 |
2,2% |
6.028 |
13,4% |
14 |
KIA |
5.995 |
1,9% |
5.302 |
13,1% |
15 |
MITSUBISHI |
5.704 |
1,8% |
3.512 |
62,4% |
16 |
MAZDA |
5.700 |
1,8% |
5.392 |
5,7% |
17 |
PEUGEOT |
5.372 |
1,7% |
4.536 |
18,4% |
18 |
CITROËN |
5.137 |
1,6% |
3.921 |
31,0% |
19 |
NISSAN |
4.525 |
1,4% |
5.980 |
-24,3% |
20 |
MINI |
3.525 |
1,1% |
3.152 |
11,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
|
|
TOTAL |
316.405 |
... |
253.680 |
24,7% |
|
ACUMULADO |
2.473.284 |
... |
2.323.786 |
6,4% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
Galeria: Volkswagen Golf 2017 - facelift
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Ano de 2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?