A BMW Motorrad anuncia nesta semana a produção nacional das novas big trail F850 GS e F750 GS na unidade da marca em Manaus (AM). Com a chegada dos novas motos, o local passa a produzir 10 modelos distintos, o que abrange 99% da demanda de motocicletas BMW Motorrad no mercado nacional.
A fábrica do BMW Group em Manaus recebeu cerca de R$ 60 milhões em investimentos para a aquisição de novas tecnologias nos últimos dois anos. Além da implantação de novos equipamentos de manufatura e na capacitação dos funcionários da linha de produção das novas GS, um total de 14 fornecedores nacionais foram homologados para a fabricação dos modelos inéditos.
“A chegada das novas BMW F750 GS e F850 GS à linha de produção do BMW Group em Manaus é motivo de orgulho para todos nós e fortalece nosso foco na evolução contínua das tecnologias aplicadas em nossas instalações e no aprimoramento constante de nossos funcionários e colaboradores; sempre com o objetivo de oferecer aos brasileiros, fãs das duas rodas, produtos da mais alta qualidade e tecnologia, além de promover a renovação permanente do nosso portfólio de produtos”, celebra Alejandro Echeagaray Enkerlin, CEO da fábrica do BMW Group em Manaus.
Substitutas das F700 GS e F800 GS, respectivamente, as novas motos se diferenciam pelo motor bicilíndrico, agora com 853 cc, para maior torque em baixas rotações. São 95 cv de potência na 850 e 76 cv na 750, embora o motor seja o mesmo (limitado na 750). Há ainda dois eixos de equilíbrio para reduzir a vibração inerente a este tipo de propulsor, além de uma embreagem assistida para deixar a manete mais leve. O câmbio mantém as 6 marchas.
As duas GS são construídas sobre novos quadros, com maior rigidez principalmente no berço do motor. Suspensão e eletrônica também são inéditas, passando a oferecer ajuste de firmeza como na R 1200 GS. Na 850, a suspensão tem bengalas invertidas na dianteira e a roda é de aro 21" na frente, enquanto a 750 usa garfo convencional e rodas aro 19", para uso mais on-road. Atrás ambas trazem roda aro 17".
Sem revelar a data oficial, a BMW Motorrad diz apenas que as novas motos estarão nas lojas até o fim do ano.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz