Novo Suzuki Jimny recebe três estrelas em teste de colisão
Euro NCAP penaliza SUV por airbag não proteger corretamente, poucos equipamentos de segurança e desempenho fraco da carroceria
A nova geração do Suzuki Jimny finalmente foi lançada após duas décadas de espera – a versão anterior foi lançada em 1998. Embora o modelo tenha evoluído muito no design e equipamentos, parece que o mesmo não pode ser dito sobre sua segurança, segundo o Euro NCAP. A entidade realizou o crash-test com o SUV e deu nota três do máximo de cinco estrelas, criticando a atuação dos sistemas de segurança e o desempenho da carroceria no impacto. A nova geração do Jimny será lançada no Brasil em 2019 e irá conviver com a anterior, que seguirá sendo produzida em Catalão (GO).
Logo no primeiro teste, a batida frontal, o novo Suzuki Jimny decepcionou um pouco. O Euro NCAP diz que o airbag não tinha pressão o suficiente para impedir que a cabeça do motorista batesse contra o volante. A colisão fez com que as molduras das portas deformassem extensivamente, o que penalizou o resultado. Com isso, a proteção da carroceria foi considerada fraca. Outra crítica foi a estrutura do painel, que tem elementos que ofereciam risco de ferir os ocupantes. Para piorar, ele até tem frenagem autônoma de emergência, o que daria mais pontos para o modelo. Porém, o veículo teria que receber uma nota boa na proteção para cabeça, e o Jimny foi considerado “marginal” neste quesito.
Se saiu melhor na proteção para crianças, com um resultado bom para todas as partes críticas. A entidade conseguiu utilizar todos os tipos de cadeirinha sem nenhum problema. Só não recebeu nota máxima por não ter sistemas de retenção no banco dianteiro. O Euro NCAP ainda criticou que os equipamentos de segurança são muito simples, atendendo às exigências na Europa, mas nada além disso. Por exemplo, conta com aviso de saída de faixa, mas não tem assistente para manter o carro na pista; e o único assistente de velocidade é o limitador.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD Dolphin Plus vai bem e alcança 5 estrelas em segurança no Latin NCAP
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Safety Center do grupo Stellantis atinge 1.000 testes realizados
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Latin NCAP testa Ford Ranger e VW Amarok; confira notas
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Renault Stepway, Sandero e Logan recebem nota zero em teste de segurança