A Mercedes-AMG quer deixar a briga dos hot hatches ainda mais apimentada com o A35, que chega para ser o esportivo mais barato da empresa. Com aerodinâmica agressiva e uma asa traseira enorme, o A35 é muito mais invocado do que o Classe A convencional. O difusor inserido na traseira, entre as duas saídas de escape redondas, dá mais atitude para o compacto, que só será superada quando a Mercedes lançar a versão A45.
Sob o capô do primeiro Mercedes-AMG A35 está o inédito motor 2.0 turbo de 306 cv a 5.800 rpm e um torque máximo de 40,8 kgfm acessível a 3.000 rpm. A força é enviada para os dois eixos pela transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas, usando o sistema de tração integral 4Matic.
Esta motorização parruda faz com que o novo esportivo da Mercedes acelere de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e tenha velocidade máxima de 250 km/h - e não é limitada eletronicamente. Nada mal para o modelo mais barato da empresa neste segmento.
Como dizia o Homem-Aranha nos quadrinhos: com grande poder vem grande responsabilidade. Por isso, os engenheiros equiparam o A35 com freios a disco de 350 milímetros na frente e 330 mm na traseira. São discos ventilados e perfurados com pinças prateadas com o logo "AMG" em preto, para ajudar a diferenciar um pouco mais o modelo em relação ao novo Classe A.
Tem mais do que um motor potente e freios maiores. A Mercedes-AMG fez mudanças na carroceria para melhorar a rigidez torcional, enquanto o câmbio DCT ganhou uma relação diferente que favorece a resposta do acelerador. A tração pode ser dividida entre as rodas dianteiras e traseiras, chegando a até 50-50 de distribuição, enquanto o Classe A normal tem tração dianteira.
O A35 é equipado com a mesma tecnologia da versão normal e ainda ganha algumas coisas exclusivas. Por exemplo, tem um modo de direção chamado "Slippery", para condições de pista escorregadia, reduzindo a potência e oferecendo uma curva de torque mais constante, o que aumenta sua estabilidade. Também troca as marchas de forma mais suaves e mais cedo. Ainda conta com os modos "Comfort", "Sport", "Sport+" e "Individual".
A Mercedes-Benz irá mostrar o A35 4Matic para o público no dia 2 de outubro, durante o Salão de Paris (França). As vendas na Europa começam no mesmo mês, com entregas programadas para o começo de 2019. Já no Brasil, iremos conhecer a nova geração do Classe A em novembro, no Salão de São Paulo, chegando às lojas no ano que vem, porém o A35 deve ficar para depois.
Fonte: Mercedes-AMG
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz seguirá fazendo carros a gasolina porque "elétricos são caros"
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Mercedes-Benz Classe A com dois motores foi feito para pilotos da F1
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Mercedes-Benz lança novo Classe A 2023 no Brasil por R$ 344.900
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Novo Mercedes-Benz Classe A 2023 será híbrido-leve no Brasil