Testes de componentes são importantes. Afinal, uma empresa precisa saber o nível de durabilidade de seus produtos antes de serem colocados nas lojas. Principalmente quando são itens que passam por altas temperaturas e fluxo variado de gases, como os sistemas de escapamento da Akrapovic, fornecedora de (nada baratos) sistemas completos de escapamentos, originais ou customizados, com foco principal em motos e carros esportivos.
Além de exaustivo para o componente, o teste também é cansativo para o ser humano. Afinal, ninguém consegue passar muitas horas seguidas sobre uma moto, principalmente seguindo uma série de padrões de testes. Para isso, a empresa desenvolveu um robô para esta função, isento de cansaço, fadiga, folgas, feriados e... salário.
O sistema completo se chama Durability Dyno. O robô tem capacidade para acelerar, trocar de marchas e até mesmo frear a moto da mesma forma que um humano faria. Ele só não consegue equilibrar a moto sozinho, e por isso ela está amarrada e apoiada no dinamômetro, como você pode ver no vídeo acima. Será que um dia robôs entregarão nossas pizzas com motos?
Foto e vídeo: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Moto Morini: marca de motos premium italiana chegará ao Brasil em 2025
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou