Testes de componentes são importantes. Afinal, uma empresa precisa saber o nível de durabilidade de seus produtos antes de serem colocados nas lojas. Principalmente quando são itens que passam por altas temperaturas e fluxo variado de gases, como os sistemas de escapamento da Akrapovic, fornecedora de (nada baratos) sistemas completos de escapamentos, originais ou customizados, com foco principal em motos e carros esportivos.
Além de exaustivo para o componente, o teste também é cansativo para o ser humano. Afinal, ninguém consegue passar muitas horas seguidas sobre uma moto, principalmente seguindo uma série de padrões de testes. Para isso, a empresa desenvolveu um robô para esta função, isento de cansaço, fadiga, folgas, feriados e... salário.
O sistema completo se chama Durability Dyno. O robô tem capacidade para acelerar, trocar de marchas e até mesmo frear a moto da mesma forma que um humano faria. Ele só não consegue equilibrar a moto sozinho, e por isso ela está amarrada e apoiada no dinamômetro, como você pode ver no vídeo acima. Será que um dia robôs entregarão nossas pizzas com motos?
Foto e vídeo: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Yamaha R15 ABS e Crosser ABS chegam renovadas para 2025
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Himalayan 450 e Shotgun 650 chegarão ao Brasil em março com montagem local
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Honda Super Cub: veja a história da moto que deu origem à Biz