A Ford quer construir um carro de polícia robótico. Ou seja, isso significa que será autônomo, mas vai além, ao ser um carro de polícia sem policial dentro. Olhando as páginas de patentes da Ford, a empresa menciona "pode ser usado no lugar ou complementando os policiais humanos", ou seja, em teoria, pode ter um oficial a bordo. O desenho da proposta da Ford parece ser um hatchback com motor traseiro e rodas de 5 raios, possivelmente desenhado por alguém realmente entediado na aula de ciências. Você irá entender melhor quando explicarmos. 

Não por menos, as fabricantes acreditam em um futuro autônomo. O diferencial desta patente é que o carro não apenas se dirige, mas também usa inteligência artificial (ainda não desenvolvida) para operar um sistema de detector de velocidade, câmeras e comunicadores com outros veículos de uma cerca área com radares de velocidade. Se não fosse o suficiente, o registro ainda menciona que o carro é esperto suficiente para se esconder, tudo em busca dos infratores da lei. 

Carro de polícia autônomo da Ford
Carro de polícia autônomo da Ford

Assim que um violador é detectado, o carro de polícia pode o perseguir e se conectar a outros carros da área - incluindo o carro do infrator - para fazer o possível para confirmar a velocidade remotamente para chamar a atenção de parada. Sim, o super inteligente carro de polícia pode dar multas ou simplesmente deixar o motorista com uma advertência apenas. 

Enquanto a patente fala em um carro autônomo assumir "a rotina" policia, o mundo real pede um sistema de inteligência artificial super avançado para controlar tudo. Isso é ruim para nós, e não por ser um possível destruidor da humanidade. Já existe uma série de controvérsias quando passamos por um radar de velocidade ou semáforo, imagine quando um carro automatizado nos processar. Além disso, o carro se comunica com outros da estrada e isso é apenas um passo para eles assumirem a condução quando o nosso carro também possuir sistema autônomos. Ainda é cedo para falar disso, mas não está longe de ser real. 

Muitas patentes ainda estão em estágio inicial de desenvolvimento, então é difícil ver esses carros de patrulha pelas ruas tão cedo. Ainda assim, muitas mudanças acontecerão em breve. 

Fonte:  U.S. Patent & Trademark Office

Galeria: Carro de polícia autônomo da Ford

Envie seu flagra! flagra@motor1.com