Quase 8,7 milhões de veículos novos foram vendidos na Europa no 1º semestre, número 2,8% superior ao registrado no mesmo período de 2017. Mostrando a força dos SUVs, categoria que mais cresce no mercado mundial, o Peugeot 3008 (111.990) e o Dacia Duster (97.286) foram os modelos que mais avançaram, ambos na casa dos 30%.

2018 Dacia Duster
Nissan Qashqai Tekna+

Embora com leve retração, o Nissan Qashqai (134.547) completou o top 5 como líder entre os SUVs/crossovers, segmento que respondeu por mais de 1/3 das vendas no Velho Continente. Muito próximo do representante da marca japonesa, o Peugeot 208 (132.764) viu a aproximação do VW Tiguan (129.237). Em nono, o Renault Captur (121.235) encerrou o semestre subindo (+8%).

Destaque negativo, o Opel/Vauxhall Astra (89.938) perdeu quase 34% dos compradores e caiu da 7ª para a 22ª posição. Embora fora do top 25, o novato VW T-Roc assegurou a preferência de mais de 70 mil consumidores, garantindo mais de 7% das vendas da marca.

A Volkswagen, aliás, vendeu 988.507 unidades e obteve mais de 11% de participação de mercado, crescendo 9,2% e atingindo seu melhor resultado em 20 anos. Seat (252.455) e Dacia (280.410), que por pouco não ultrapassou a Nissan (283.274), foram as montadoras que mais cresceram, ambas acima dos 15%. A Fiat (405.511), por sua vez, registrou a maior retração dentre as 20 primeiras (-10,2%). As premium alemãs, com a Mercedes (460.045) à frente, também perderam fôlego.

VW Golf 1.5 TSI ACT BlueMotion
Novo Fiesta 2019

Com quase 260 mil unidades saindo das lojas, o VW Golf (257.550) abriu mais de 70 mil unidades de vantagem sobre o Renault Clio (185.234) e foi o modelo do top 10 que mais cresceu no período (+8,5%). Apesar da retração de pouco mais de 4%, o VW Polo (163.924) repetiu a terceira posição de 12 meses atrás. Quarto colocado, o Ford Fiesta (157.286) se manteve estável.

POS.

MODELO

1º SEM. 18

% MERCADO

1º SEM. 17

% VARIAÇÃO

1

VW GOLF

257.550

3,0%

237.405

8,5%

2

RENAULT CLIO

185.234

2,1%

183.994

0,7%

3

VW POLO

163.924

1,9%

171.554

-4,4%

4

FORD FIESTA

157.286

1,8%

156.424

0,6%

5

NISSAN QASHQAI

134.547

1,5%

136.239

-1,2%

6

PEUGEOT 208

132.764

1,5%

132.103

0,5%

7

VW TIGUAN

129.237

1,5%

127.392

1,4%

8

SKODA OCTAVIA

123.710

1,4%

120.020

3,1%

9

RENAULT CAPTUR

121.235

1,4%

112.263

8,0%

10

OPEL/VAUXHALL CORSA

117.981

1,4%

138.703

-14,9%

11

FORD FOCUS

117.692

1,4%

119.197

-1,3%

12

CITROËN C3

116.513

1,3%

116.371

0,1%

13

DACIA SANDERO

115.276

1,3%

104.861

9,9%

14

TOYOTA YARIS

115.262

1,3%

101.871

13,1%

15

PEUGEOT 3008

111.990

1,3%

82.448

35,8%

16

FIAT 500

110.585

1,3%

108.348

2,1%

17

PEUGEOT 2008

100.602

1,2%

105.138

-4,3%

18

DACIA DUSTER

97.286

1,1%

74.011

31,4%

19

SKODA FABIA

96.356

1,1%

96.787

-0,4%

20

VW PASSAT

93.252

1,1%

95.209

-2,1%

21

FIAT PANDA

91.592

1,1%

110.587

-17,2%

22

OPEL/VAUXHALL ASTRA

89.938

1,0%

133.709

-32,7%

23

PEUGEOT 308

89.025

1,0%

92.698

-4,0%

24

FORD KUGA

86.794

1,0%

78.430

10,7%

25

AUDI A3

84.171

1,0%

90.549

-7,0%

 

POS.

MARCA

1º SEM. 18

% MERCADO

1º SEM. 17

% VARIAÇÃO

1

VOLKSWAGEN

988.507

11,4%

905.148

9,2%

2

RENAULT

624.443

7,2%

626.606

-0,3%

3

FORD

573.250

6,6%

589.644

-2,8%

4

PEUGEOT

542.433

6,2%

499.064

8,7%

5

OPEL/VAUXHALL

493.802

5,7%

526.221

-6,2%

6

MERCEDES-BENZ

460.045

5,3%

472.761

-2,7%

7

AUDI

432.191

5,0%

439.264

-1,6%

8

BMW

428.185

4,9%

432.919

-1,1%

9

FIAT

405.511

4,7%

451.445

-10,2%

10

SKODA

398.650

4,6%

368.043

8,3%

11

TOYOTA

383.827

4,4%

365.680

5,0%

12

CITROËN

344.824

4,0%

323.089

6,7%

13

HYUNDAI

286.308

3,3%

266.818

7,3%

14

NISSAN

283.274

3,3%

314.566

-9,9%

15

DACIA

280.410

3,2%

241.327

16,2%

16

KIA

267.668

3,1%

243.952

9,7%

17

SEAT

252.455

2,9%

212.218

19,0%

18

VOLVO

171.608

2,0%

160.024

7,2%

19

SUZUKI

136.579

1,6%

126.555

7,9%

20

MAZDA

124.867

1,4%

119.915

4,1%

...

...

...

...

...

...

 

TOTAL

8.695.785

...

8.461.963

2,8%


Fontes: ACEA / JATO Dynamics

Envie seu flagra! flagra@motor1.com