Enquanto no Brasil o ESP se tornará obrigatório em veículos novos apenas em 2020, na Argentina muitas montadoras já começam a oferecer o equipamento de série em praticamente toda a linha. Na Toyota, por exemplo, o item só não está presente em algumas versões específicas da Hilux e agora a Ford anuncia que seguirá pelo mesmo caminho a partir de 2019. Nas palavradas de Diego Barruti, gerente de produto da marca, "desde o Ka até a Ranger, todos terão controle de estabilidade de série”.
Diante disso, a Ford se antecipará em cerca de um ano quanto à obrigatoriedade do equipamento. Não custa lembrar, o ESP seria obrigatório na Argentina já a partir deste ano, mas a diferença de datas em relação ao Brasil (que determinou a presença do item a partir de 2020) fez o governo do país vizinho ampliar o prazo. Na época, as montadoras argumentaram que a diferença de datas poderia atrapalhar operações e dificultar processos produtivos, principalmente por conta da sinergia estabelecida entre os dois países neste setor.
Na prática, seria preciso produzir versões distintas de um mesmo modelo para atender aos dois mercados, com diferentes níveis de equipamentos - e consequentemente, aumento de custos. Ficou estabelecido, então, que a partir de janeiro de 2020 todos os carros com projeto novo ou que passem por reestilização terão de vir com ESP, tanto no Brasil quanto na Argentina. E, a partir de janeiro de 2022, o item será obrigatório para todos os veículos à venda, sem exceção.
Fonte: Autoblog Argentina
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
F-150 Raptor da Shelby é picape com 912 cv de potência e alma esportiva
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Ford lança Ranger Black 2025 com motor 2.0 turbodiesel por R$ 219.990