Depois do sucesso das versões intermediária T5 Momentum e topo de gama T5 R-Design, a Volvo anuncia nesta semana no Brasil a chegada da variante de entrada T4 ao portfólio do XC40. Com preço mais em conta (R$ 169.950), a novidade se diferencia por alguns detalhes no visual e pela potência menor do motor 2.0 turbo (190 cv, contra 254 cv das T5), além da tração dianteira (integral nas demais). Com a gama completa, a meta é emplacar no país 2 mil unidades do SUV até o fim do ano.
De série, a versão T4 conta com faróis FULL LED com funções de nivelamento automático de acordo com a carga do carro; Active High Beam (AHB), com sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento em outros veículos; e Daytime Running Lights (DRL) com acendimento automático.
A lista de equipamentos inclui ainda o City Safety (sistema que auxilia o condutor com frenagem automática para evitar e reduzir o risco de colisão), sistema de Mitigação de Pista Oposta (que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária), piloto automático e assistente de partida em aclive e declive. Como acessório (R$ 5 mil), a Volvo oferece direção semiautônoma até 130 km/h, o que faz do XC40 T4 o modelo mais barato do Brasil com essa tecnologia.
Presente em todos as versões do XC40, o sistema de entretenimento Sensus Connect conta com tela sensível ao toque de 9 polegadas de LCD e compatibilidade com as plataformas Apple CarPlay e Android Auto. O dispositivo integra também o Volvo On Call, serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Por fim, há ainda painel de instrumentos digital personalizável de 12,3".
Sob o capô, o motor 2.0 turbo Drive-E desenvolve 190 cv a 4.700 rpm e torque de 30,6 kgfm entre 1.300 e 4.000 rpm, vindo sempre associado ao câmbio automático Geartronic de 8 marchas. Dados de fábrica apontam 210 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. Como em outros Volvo, há plano de revisão com preço fixo para itens obrigatórios até 150 mil km. A garantia é de 2 anos.
Quilometragem | 10 mil km | 20 mil km ou 1 ano | 30 mil km | 40 mil km ou 2 anos | 50 mil km | 60 mil km ou 3 anos | 150 mil km |
Preço | R$ 899 | R$ 1.799 | R$ 899 | R$ 2.299 | R$ 899 | R$ 3.399 | R$ 899 |
Tabela de preços:
XC40 T4 – R$ 169.950
XC40 T5 Momentum – R$ 194.950
XC40 T5 R-Design – R$ 214.950
Fique ligado para o teste completo do novo XC40 T4 em breve no Motor1.com!
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SUVs premium mais vendidos em fevereiro: eletrificados da Volvo lideram
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Volvo agora tem garantia vitalícia para peças e serviços
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volvo C40 mostra estilo cupê em SUV 100% elétrico por R$ 419.950
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Flagra: Volvo XC40 deve ganhar facelift em breve