Sem muito alarde, Volkswagen Polo e Virtus receberam a esperada versão 1.6 com câmbio automático de 6 marchas. Custam R$ 62.690 e R$ 66.525, respectivamente, e já são oferecidos nas concessionárias. Sua chegada às lojas acabou revelando os dados de consumo oficiais medidos pelo Inmetro, que podem chegar a até 13,8 km/l na estrada, com gasolina.
Pelo programa de Etiquetagem Veicular, o Volkswagen Polo 1.6 automático faz 7,9 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, quando abastecido com etanol. Se utilizar gasolina, o rendimento sobe para 11 km/l e 13,8 km/l. Estes valores rendem nota B na categoria geral. Emite 111 g/km de CO2.
Já o Virtus varia um pouco em relação ao Polo. Registra 7,8 km/l no ciclo urbano e 9,8 km/l no rodoviário com etanol. Para gasolina, o consumo é de 10,8 km/l na cidade e os mesmos 13,8 km/l na estrada. Emite 112 g/km de CO2. Por isso, recebeu nota B na geral e A em emissões. No entanto, tanto o Polo quanto o Virtus receberam nota C quando avaliados dentro de suas categorias.
A mecânica é formada pelo motor 1.6 MSI de 117 cv e 16,5 kgfm de torque, com etanol. Este propulsor já era utilizado tanto pelo Polo quanto pelo Virtus, porém vendido somente com câmbio manual de 5 marchas. Agora recebe o automático Tiptronic de 6 posições, com conversor de torque, o mesmo que equipa o 1.0 TSI. Curiosamente, este conjunto mecânico já era produzido pela marca no Brasil, destinado para exportação. Agora nas lojas, miram especialmente o público PcD.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Ford antecipa Transit 2025 e terá oficina por "delivery"
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Fiat Strada atinge marco histórico de 2 milhões de unidades vendidas
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil