A assinatura do Rota 2030, novo regime automotivo, já começa a mostrar algumas movimentações da indústria, o que inclui também novos modelos híbridos e elétricos. Um exemplo é o novo Honda Insight, versão híbrida do Civic, que deve ser lançado no Brasil para rivalizar diretamente com o Toyota Prius.
Não é segredo que a Honda tem grandes planos para eletrificar sua linha. A fabricante japonesa quer que, em 2030, dois a cada três carros vendidos da marca sejam híbridos, elétricos ou movidos a hidrogênio. Esta mudança será imediata na Europa, com a promessade oferecer uma versão eletrificada para cada modelo de sua linha no continente. Aqui no Brasil, a empresa ainda faz mistério sobre como irá trabalhar a estratégia, mas agora nos dá uma pista ao registrar o híbrido Insight no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Apresentado no início do ano, no Salão de Detroit (EUA), o Honda Insight é basicamente o Civic híbrido, mas com outro nome. Tem porte semelhante, com 4,66 metros de comprimento e 2,70 m de entre-eixos, enquanto o Civic mede 4,63 m de comprimento e o mesmo entre-eixos. No estilo, algumas pequenas modificações inspiradas pelo Accord.
O que chama a atenção é que a Honda foi um pouco além da proteção de desenho industrial normalmente feita. Ela fez registros separados de algumas peças, como grade, para-choque, faróis e painel. Claro, o registro não é uma confirmação de que ele realmente será vendido por aqui, porém a eletrificação de seus modelos, além de atender normas ambientais, também serve como vitrine de tecnologia.
O conjunto propulsor é formado por um motor de 1,5 litro a combustão e outro elétrico, com baterias de íon-lítio. Em conjunto, entregam 152 cv e torque de 27,2 kgfm, sendo sempre associado ao câmbio automático do tipo CVT. De acordo com a Honda, o Insight tem consumo de até 23,4 km/l na cidade.
Nos Estados Unidos, o Insight é posicionado em preço entre o Civic e o Accord, e é bem equipado, com itens como controle de cruzeiro adaptativo, reconhecimento de placas de trânsito, central multimídia de 8 polegadas e, nas versões mais caras, sensor de ponto cego e assistente de permanência em faixa.
Quando chegará efetivamente, ainda não sabemos, mas se prepare para conhecê-lo no Salão do Automóvel de São Paulo. Certamente ele estará lá.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Honda deixará de oferecer CR-V e Insight no Japão; até Accord terá mudanças
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Honda Insight é Civic híbrido que faz 23,4 km/l
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Honda divulga imagens do Insight, rival do Toyota Prius
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo City 2025: Honda separa sedã e hatch; veja os preços e o que muda