Preço competitivo e primeiras revisões gratuitas deram ao SUV mexicano o troféu da categoria

Nesta faixa de valores os SUVs e picapes passam a dominar as ofertas - até porque eles têm sido a preferência do consumidor que gasta mais de R$ 120 mil num carro. Entre os SUVs, os modelos de médio porte foram os que mais se renovaram nos últimos tempos, incluindo o VW Tiguan AllSpace e o Chevrolet Equinox, além do líder de vendas Jeep Compass. Aqui também entra o primeiro híbrido do mercado nacional, que ganhará companhia em breve. Vamos aos vencedores:

Veja o regulamento:

VW Tiguan AllSpace BR

1) Volkswagen Tiguan AllSpace 250TSI: R$ 124.990

Revisões: inclusas na compra do carro

Desvalorização: 9,8%

Seguro: R$ 5.620,00

Cesta de peças: R$ 7.845,66

A estratégia de preços da Volkswagen com o Tiguan fez a diferença nesta categoria. Vindo do México, sem pagar Imposto de Importação, o modelo tem sua versão de entrada tabelada a R$ 124.990, valor que o deixa em distância confortável dos rivais Chevrolet Equinox e Peugeot 3008. Mesmo sendo o modelo "básico", já vem com ar digital de 3 zonas, 6 airbags, ESP, multimídia de 8" com GPS e sensores de estacionamento na frente e atrás - o único opcional é o teto solar panorâmico, por R$ 4 mil. Também tem a vantagem de ser flex, sendo equipado com o mesmo motor 1.4 TSI do Golf (150 cv e 25,5 kgfm) ligado ao câmbio DSG de dupla embreagem (contra Tiptronic no hatch médio). Como no Golf, o Tiguan tem as três primeiras revisões inclusas no valor de compra do carro, e isso também ajudou a decidir o vencedor. Entre os três primeiros, no entanto, sua cesta de peças é a mais cara. 

Comparativo - Toyota Prius e Corolla Altis

2) Toyota Prius: R$ 126.600

Revisões: R$ 1.301,49

Desvalorização: 5,3%

Seguro: R$ 5.700,00

Cesta de peças: R$ 6.560,13

O primeiro híbrido da lista sempre agradou durante nossos testes e comparativos. Além de toda a questão de consumo e emissões (possui motor 1.8 a gasolina unido a um elétrico), ele é bom de dirigir e vem mais equipado que o Corolla Altis por um preço apenas um pouco maior. E a conta pode até melhorar, com o Rota 2030 reduzindo a tabela do IPI para híbridos e elétricos. Além disso, o Prius desvaloriza bem pouco, apenas 5,3%, e o pacote de peças e revisões não extrapola o bolso como seria de se pensar em um carro com tanta tecnologia embarcada. Por fim, ainda fica livre do rodízio em cidades com a medida, como São Paulo. 

 

Fiat Toro Freedom 2.0 turbodiesel AT9

3) Fiat Toro Freedom 2.0 Turbodiesel: R$ 131.590

Revisões: R$ 768,00

Desvalorização: 11,17%

Seguro: R$ 5.920,00

Cesta de peças: R$ 4.879,56

Eis a forma mais barata de andar com uma picape cabine dupla a diesel. A versão Freedom da Toro usa motor o 2.0 turbodiesel do Renegade (170 cv e 35,7 kgfm de torque) com câmbio automático de 9 marchas (sendo a primeira reduzida) e tração integral automática. Com revisões a cada 20.000 km, leva a vantagem no valor, mas é necessária uma troca de óleo a cada 10.000 km. O pacote de peças é o mais barato do trio campeão, mas o seguro é salgado. Leva 1.000 kg de carga, ou 350 kg a mais que as versões flex. 

 

Dica - Ford Fusion 2.0 SEL: R$ 127.200

O Fusion tinha tudo para disputar o pódio desta categoria, com chances de vitória. Afinal, por menos de R$ 130 mil o sedã grande da Ford vem com motor 2.0 turbo de 248 cv, diversos equipamentos de conforto e segurança e ainda tem a desvalorização baixa (7,4%). O seguro é salgado (R$ 7.000) e a cesta de peças idem, mas o que prejudicou o Fusion foi mesmo seu futuro incerto. A Ford já disse que não planeja investir numa próxima geração do modelo, a ser substituído por SUVs e crossovers. É uma informação que pode segurar as vendas do sedã e complicar sua revenda futura. Por aqui, ele ainda aguarda uma reestilização já apresentada nos EUA, que deve chegar até o fim do ano. Comprar agora, só com bom desconto.  

 

Fusion SEL

Categorias anteriores:

 

Carros participantes desta categoria:

Audi A1 Ambition 1.8
Audi A3 Sedan 1.4
Audi A3 Sportback 1.4
Chevrolet Equinox LT
Chevrolet S10 CS Diesel
Chevrolet S10 CD LTZ
Chevrolet S10 CD LT AT
Chevrolet S10 CD LTZ AT
Citroën C4 Picasso
Citroën C4 Gran Picasso
Fiat Toro Freedom diesel
Ford Fusion SEL 2.0
Ford Fusion Titanium
Ford Ranger CD XLT 2.5
Ford Ranger Limited CD 2.5
Honda Civic Touring
Hyundai Tucson GL
Hyundai Tucson GLS
Jeep Compass Night Eagle
Jeep Compass Limited
Jeep Renegade Trailhack
Lexus CT200H
Mini Cooper 1.5 Top
Mitsubishi L200 Triton Sport GLS
Toyota Hilux CS 4x4
Toyota Hilux CD 2.7 AT
Toyota Hilux CD 2.7 AT
VW Tiguan AllSpace
Volvo V40 T4
Toyota Rav4
Toyota Prius