Multas poderão ser pagas e parceladas com cartão de crédito
Motoristas podem pagar mais de uma multa por vez, porém com taxas adicionais
Após adiar a medida sem explicar os motivos, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou as novas regras para que os motoristas possam pagar multas de trânsito pelo cartão de crédito, com a opção de parcelar o valor. A resolução foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (6).
Até então, a única opção de pagamento para multas de trânsito era por boleto bancário. O Contran percebeu que estava parado no tempo e que precisava atualizar. “Considerando a necessidade de aperfeiçoar a forma de pagamento das multas de trânsito e demais débitos relativos ao veículo, adequando-a a métodos de pagamentos mais modernos utilizados pela sociedade”, diz a entidade na Resolução 736.
Os motoristas poderão pagar várias multas de trânsito de uma vez só e ainda parcelar o valor de todas elas. Ao fazer o pagamento parcelado, o proprietário fica liberado das pendências e poderá licenciar o veículo – já que, na prática, ele passará a dever à operadora do cartão, não ao Detran. Porém, pagar com o cartão de crédito será mais caro, já que as taxas adicionais cobradas pelas operadoras ficarão a cargo do motorista.
Cada departamento estadual de trânsito (Detran) poderá contratar empresas para os novos meios de pagamento, desde que sejam credenciadas por entidades do Sistema Nacional de Trânsito e autorizadas por uma instituição credenciadora supervisionada pelo Banco Central do Brasil.
Foto: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
IPVA SP 2025: veja o calendário de pagamento, alíquotas e isenções
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Prefeitura de São Paulo (SP) anuncia suspensão do rodízio; veja datas
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Câmara aprova fim de pontos na CNH por não pagamento de pedágio
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos