Esta categoria tem dois concorrentes de peso. Recém lançados, Volkswagen Virtus e Toyota Yaris Sedan aparecem em suas versões topo de linha, Highline e XLS, respectivamente, em um embate em que itens de conforto, tecnologia e mecânica contam pontos importantes. A surpresa foi a presença de um sedã médio veterano entre os três primeiros. Vamos aos vencedores:
Revisões: inclusas na compra do carro
Desvalorização: 12,2%
Seguro: R$ 3.600,00
Cesta de peças: R$ 2.591,30
O Virtus é um dos modelos mais elogiados em nossos comparativos e avaliações. Com a plataforma MQB-A0 e motor 1.0 TSI, tem um dos conjuntos mais modernos do mercado e, nesta turma, leva boa vantagem. Além disso, a Volkswagen dá as três primeiras revisões gratuitas para a versão topo do sedã (assim como no Polo), e isso também ajudou aqui. Além disso, tem vasto pacote de equipamentos de série e, por R$ 4.690 extras (R$ 84.680 no total), vem com os exclusivos painel digital e multimídia de 8", entre outros itens. Empata com o Yaris Sedan no seguro e devolve com o pacote de peças mais barato, só perdendo para o Nissan Sentra S.
Revisões: R$ 1.191,00
Desvalorização: 8,69%
Seguro: R$ 3.730,00
Cesta de peças: R$ 1.979,40
O sedã médio foi uma boa surpresa por ser um dos poucos da categoria com preço abaixo de R$ 85 mil. Por quase o mesmo valor dos "compactos premium", o Sentra de entrada oferece mais espaço interno, motor maior (2.0 com 140 cv e 20 kgfm de torque) e o pacote de peças mais barato do grupo. As três primeiras revisões têm valor atraente, melhor que as do EcoSport, por exemplo. Já o seguro empata com o do SUV como o mais alto do grupo.
Revisões: R$ 1.168,44
Desvalorização: -
Seguro: R$ 3.600,00
Cesta de peças: R$ 2.267,75
O Yaris Sedan foi lançado durante nossa apuração para o Seleção Motor1.com. Chega lado a lado com o VW Virtus em preço, mas não tem um pacote de equipamentos tão atraente (embora venha com teto solar). Além disso, mesmo sendo barato, o pacote de revisões é cobrado mesmo na versão topo de linha, mas seu pacote de peças é mais barato. Por outro lado, tem a confiabilidade da família Toyota, que deve refletir em desvalorização baixa.
Revisões: R$ 1.776
Desvalorização: 7,1%
Seguro: R$ 3.730,00
Cesta de peças: R$ 2.804,75
O mais caros dos finalistas, o EcoSport SE traz o motor novo 1.5 de 3 cilindros (137 cv e 16,2 kgfm de torque) aliado ao câmbio automático de 6 marchas. Esta versão intermediária do SUV tem boa relação custo-equipamentos, trazendo ESP, central multimídia e rodas de liga. As revisões são caras, assim como o pacote de peças. Por outro lado, é querido no mercado de usados e desvaloriza menos que o Sentra e Virtus.
Dica - Renault Duster Oroch Expression 1.6
Aos que buscam uma picape com cabine dupla, a Duster Oroch chega em sua versão intermediária com o motor 1.6 SCe de 120 cv. Tem capacidade de carga de 680 kg, baixa desvalorização - apenas 6,85% - e custa R$ 75.190. A manutenção também agrada, com R$ 1.215 pelas revisões, mas suas peças são mais caras que as do Sentra.
Carros participantes desta categoria
Citroën Aircross Shine AT
|
Fiat Strada Adventure CE
|
Fiat Strada Adventure CD
|
Ford EcoSport SE 1.5 |
Ford Focus SE 1.6 |
Honda City EX |
Honda City EXL |
Honda Fit EX |
Honda Fit EXL |
Honda WR-V EX |
Honda WR-V EXL |
Honda HR-V LX |
Hyundai Creta 1.6 Attitude
|
Hyundai Creta 1.6 Pulse |
Jeep Renegade 1.8 Custom
|
Jeep Renegade 1.8 Sport
|
Kia Cerato |
Lifan X60 Vip |
Mitsubishi Lancer HL |
Mitsubishi Lancer HLT |
Nissan Kicks S CVT |
Nissan Sentra S |
Peugeot 208 GT |
Peugeot 2008 Allure AT |
Renault Captur 1.6 Zen |
Renault Duster CVT |
Renault Duster Dynamique
|
Renault Duster Oroch 1.6 Exp |
Renault Duster Oroch 1.6 Dyn |
Volkswagen Virtus Highline |
Volkswagen Saveiro Cross CD
|
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW domina SP, Creta líder no RJ: veja mais vendidos por estado em outubro
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
VW Polo dispara e Hyundai HB20S é destaque: confira mais vendidos na 1ª quinzena de novembro
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
SUVs em outubro: Jeep Compass lidera e Tiggo 7 tem recorde de vendas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Sedãs em outubro: BYD King supera Nissan Sentra; veja o ranking