Dodge Challenger Hellcat chega aos 808 cv na linha 2019
Até a versão de "entrada" ficou mais potente
Como esperado, a Dodge revelou nos Estados Unidos a linha completa 2019 do Challenger e Challenger SRT Hellcat. Muito aconteceu nesta família de muscle cars, como fala a fabricante na introdução do "mais potente, rápido e veloz muscle car", o Challenger SRT Hellcat Redeye.
Invadindo o território deixado pelo Demon, o novo topo de linha traz o mais potente V8 de produção, com 808 cv e 97,7 kgfm de torque. É o mesmo motor que equipou o Demon, um 6.2 Supercharger, ligado ao câmbio automático de oito marchas com conversor de torque melhorado, com 18% mais capacidade de multiplicar o torque.
A Dodge diz que o V8 tem 25 novos componentes, incluindo um compressor maior (o maior de fábrica, com 2,7 litros de volume de ar), pistões e bielas mais resistentes, comando de válvulas de alta velocidade e sistema de injeção de combustível e lubrificação melhorados. A pressão de trabalho passou dos 0,8 bar para 1 bar, com o limitador de giros indo aos 6.500 rpm, ante os 6.200 rpm anterior.
Este poderoso conjunto produz uma impressionante aceleração. De 0 a 96 km/h em apenas 3,4 segundos, chegando aos 327 km/h. O quarto de milha (201 m) é feito em 10,8 segundos a 211 km/h, colocando o Redeye apenas 1,15 segundo atrás do Demon na arrancada.
Interessante é que, com aceleração total, ele consome 5,4 litros por minuto, suficiente para acabar com o tanque em menos de 11 minutos. De qualquer forma, ele chega aos 9,4 km/l na estrada em uso normal.
O novo topo de linha, Redeye, se torna o mais potente Challender SRT Hellcat. Ele está acompanhado do Challenger SRT Hellcat, que agora produz 727 cv e 90,8 kgfm de torque. A linha recebe um novo capô com entradas de ar duplas, que homenageia modelos do meio dos anos 1960 e começo dos anos 1970 da Dodge, como o Dart Swinger 1970 e Demon 1971. Para 2019, o Challenger SRT Hellcat e R/T Scat Pack podem receber o pacote de carroceria alargada, apresentado em 2018. Ele traz alargadores de 8,9 cm para um visual mais musculoso, que pode ser combinado com um aerofólio em preto acetinado. De série, o SRT Hellcat traz rodas de 20", que quando está com o pacote de alargadores, usa pneus 305/35 R20, Pirelli P-Zero.
Fotos: divulgação
Galeria: Dodge Challenger 2019
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Dodge Challenger Hellcat Black Ghost é a despedida do V8; veja avaliação
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Última versão do Dodge Challenger é adiada porque motores estão explodindo
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Dodge deve encerrar produção de carros com V8 Hellcat até 2023
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Este Tesla Model S tem "ronco" igual de motor V8; assista