A Volkswagen continua investindo no segmento de SUVs e prepara o T-Cross, modelo que usará a mesma plataforma MQB-A0 do Polo. Como a apresentação será no segundo semestre, incluindo o Salão de São Paulo, a fabricante segue testando o crossover para ajustar os últimos detalhes. Desta vez, foi avistado em Nürburgring Nordschleife, o lendário circuito na Alemanha, muito utilizado pelas fabricantes para avaliar a dinâmica de seus veículos.
O SUV veste basicamente a mesma camuflagem de outros flagras recentes. Então, qual a novidade? Bom, o fato de estar rodando em Nürburgring pode indicar uma possível versão esportiva, o que de fato é comprovado pelo conjunto de suspensão rebaixado e pelas rodas grandes (que aparentam ser aro 18") com pneus de perfil baixo. É sem dúvida um pacote diferente do que havia sido flagrado até o momento, tanto na Europa quanto aqui no Brasil.
Por ser derivado do Polo, o T-Cross terá à disposição a mesma gama de motores do hatch. Na Europa, isso inclui desde o 1.0 TSI de 95 cv ou 115 cv até o 2.0 TSI de 200 cv da versão esportiva GTI, além de alguns diesel. No Brasil certas fontes ligadas à marca afirmam que o modelo terá, além do 1.0 TSI de 128 cv de Polo e Virtus, o 1.4 TSI de 150 cv do Golf nas versões topo de linha. Já para o T-Cross de entrada é cotado o motor 1.6 MSI de 117 cv, este apenas com câmbio manual.
Duas duas, uma: o T-Cross avistado no circuito alemão pode estar equipado com o novo 1.5 TSI do Golf europeu ou com o próprio 2.0 TSI - uma versão com 115 cv como a 1.0 TSI não justificaria esse conjunto de rodas e pneus, bem como a suspensão mais baixa. No Brasil a VW já antecipou que terá uma versão esportiva chamada GTS para Polo e Virtus, com possível aplicação do 1.4 TSI. Ou seja, pode estar nos planos também um GTS para o T-Cross.
Seja como for, o T-Cross promete fazer barulho quando for lançado. Será a primeira aposta da VW no crescente segmento de SUVs compactos, que finalmente vai colocar a marca alemã na briga contra Honda HR-V, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Nissan Kicks e outros. Assim como o Polo, vai investir em tecnologias como o quadro de instrumentos digital e a central multimídia de 8".
Após a apresentação no Salão do Automóvel, em novembro, a produção do T-Cross terá início em janeiro de 2019 na fábrica de São José dos Pinhais (PR), com chegada às lojas em seguida.
Fotos: Automedia, CarPix
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Flagra: GWM acelera testes do Tank 300 antes do lançamento no Brasil
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Flagra: VW testa novo SUV Tera na terra antes do lançamento em 2025