Seria divertido saber o que os donos da segunda geração do Suzuki Jimny acharam da nova versão, apresentada em 1997. Podem não ter gostado muito, já que ela mudou radicalmente, abandonando seu design mais quadrado para adotar linhas mais arredondadas. Agora estamos vendo o inverso, pois a quarta geração do SUV deixa de lado o visual arredondado para voltar a parecer mais quadrado. Por isso que preparamos uma comparação de design entre o novo e o velho Jimny.
Não importa o ângulo para o qual você olhe, é difícil encontrar pontos em comum entre o Suzuki Jimny ainda feito no Brasil e a nova geração, embora ainda tenha algumas similaridades. A grade frontal, por exemplo, é bem parecida, com quatro entradas de ar e o logo no meio. Sua aparência é mais esculpida e com aspecto mais robusto. Ganhou faróis realmente redondos como da nova geração. Antes que pergunte, sim o modelo nacional parece ser diferente, mas é por usar uma máscara por cima do conjunto dos faróis, que acaba dando a aparência de serem redondos, o que não acontece com o modelo foram do país. O capô não tem nenhuma ligação com os painéis laterais. Parece continuar com um vão livre bem generoso. Não tem protetores anti-arranhões tão grandes quanto antes, especialmente nas laterais.
Essas poucas semelhanças desaparecem completamente na lateral, pois a quarta geração do Jimny se inspira no primeiro e segundo modelo. Os vidros laterais são totalmente quadrados, sem as bordas redondas como a versão de 1997. As caixas de rodas também tem ângulos retos, assim como as portas. O tanque de combustível continua do lado direito. O novo Jimny não lembra o antigo nem na traseira, com as lanternas posicionas mais abaixo.
Se o exterior tem linhas retrô, o mesmo não pode ser dito do interior e do console central: ganha uma grande tela para a central multimídia (provavelmente de 7 polegadas, como utilizada por outros carros da Suzuki) e você não terá a impressão de ser um carro desatualizado, graças aos novos comandos para o ar-condicionado com uma pequena tela. No entanto, há referências ao passado, como os parafusos que prendem o painel de instrumentos. E tem algumas melhorias, como na marcha reduzida, para aumentar ainda mais a capacidade off-road do Jimny.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Suzuki Jimny vira picape em projeção com porte de Montana e design retrô
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Suzuki Jimny 2025: projeção sugere visual inspirado no Ford Bronco
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Suzuki Jimny Sierra 2025 ganha versão 4You+ por R$ 179.990; veja tabela
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Suzuki Jimny fica até R$ 20.000 mais barato no Brasil; confira tabela