Fugindo dos holofotes do grandes salões internacionais, a Volvo revela nesta quarta-feira (20) em Charleston, na Carolina do Sul, a nova geração do sedã S60. O modelo é o primeiro da marca fabricado nos Estados Unidos e acumula importância pelo fato de ser também o primeiro Volvo lançado sem a oferta de um motor a diesel. "O novo S60 é um dos carros mais empolgantes que já fizemos", disse Håkan Samuelsson, presidente da Volvo. "É um veículo importante que nos coloca numa posição forte no mercado de sedãs dos EUA e da China, criando mais oportunidades de crescimento", completou.
A apresentação acontece de forma simultânea à inauguração da nova fábrica da marca em solo norte-americano, de onde, inclusive, o S60 será enviado para o Brasil a partir de 2019. A plataforma usada é a conhecida arquitetura SPA, que já sustenta a perua V60, os modelos topo de linha da Série 90 e o SUV médio XC60.
Na mecânica, dois novos motores a gasolina híbridos plug-in e turbo se destacam: o T6 AWD, que gera potência combinada de 340 cv, e o potente T8 AWD, que entrega 400 cv. Esta última versão pode ser equipada também com o pacote de performance Polestar Engineered, que adiciona cerca de 15 cv. Propulsores convencionais, T5 e T6, também estarão disponíveis. Em todos os casos o câmbio é automático de 8 marchas.
"O chassi ativo e os modos de direção oferecem excelente controle e desempenho", afirmou Henrik Green, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da marca. "Também traz a elogiada tecnologia da Série 90 e de outros carros da Série 60 para o segmento, tornando-o um dos melhores sedãs esportivos do mercado".
Entre os recursos tecnológicos, vale citar a tecnologia City Safety com Autobrake, que ajuda o motorista a evitar possíveis colisões e é o único sistema do mercado a reconhecer pedestres, ciclistas e animais de grande porte, mesmo à noite. Opcionalmente, o cliente pode equipar o modelo com o sistema de condução semiautônoma Pilot Assist – que dá suporte ao motorista na direção, na aceleração e na frenagem do veículo em estradas bem sinalizadas a até 130 km/h.
No interior, o painel fiel aos lançamentos mais recentes da marca abriga o sistema de infoentretenimento Sensus Connect, compatível com Apple CarPlay, Android Auto e conexão 4G. A central oferece controle intuitivo, com comandos sensíveis ao toque para navegação, serviços conectados e aplicativos de entretenimento.
Um detalhe interessante é que, primeira vez no segmento, os consumidores dos EUA poderão ter acesso ao novo S60 por meio do serviço de assinatura mensal chamado Care by Volvo, que na prática dispensa a necessidade de compra do veículo. O preço da assinatura varia de US$ 775 para o modelo T6 de tração integral a US$ 850 para o acabamento T6 R-Design.
Para os clientes que optarem pela compra convencional, os preços começam em US$ 36.795 e alcançam US$ 56.000, cerca de R$ 137.900 e R$ 209.700 numa conversão direta. Certamente que os valores serão mais altos no Brasil.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SUV fazem uma vítima: Volvo deixa de oferecer o S60 na Espanha
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Volvo agora tem garantia vitalícia para peças e serviços
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Volvo apresenta novos S60 e V60 2023 na Europa
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Americano dirige Volvo por 1 milhão de km e ganha um S60 novo