Usado pela primeira vez na nova geração do SUV de luxo Infiniti QX50, o novo aço ultrarresistente desenvolvido pela Nissan será adotado em uma série de outros modelos em breve. Criado a partir de uma parceria firmada com a metalúrgica Nippon Steel & Sumitomo Metal Corp, o material reúne características como alta formabilidade, resistência à tração de 980 megapascals e a possibilidade de ser prensado a frio, com ampla aplicabilidade na produção em escala industrial.
Segundo a marca, a combinação de estampagem e força de estampagem possibilita a formação de peças com formas complexas que são mais finas e leves que as feitas de aço convencional de alta resistência à tração, com a manutenção da capacidade de absorver energia em uma colisão. Na prática, as vantagens são verificadas exatamente na redução de peso do veículo (com consequente redução dos índices de emissões) e no nível extra de proteção oferecido aos ocupantes.
O QX50, que começou a ser vendido nos Estados Unidos em março, é o primeiro veículo do mundo com partes da dianteira e traseira feitas com este tipo de aço - num total de 27% do modelo. Nos próximos anos, a Nissan espera que o material passe a compor pelo menos 25% das peças dos novos veículos da empresa.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Teste Nissan Sentra Advance 2025: chega de SUV, por favor
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil