Usado pela primeira vez na nova geração do SUV de luxo Infiniti QX50, o novo aço ultrarresistente desenvolvido pela Nissan será adotado em uma série de outros modelos em breve. Criado a partir de uma parceria firmada com a metalúrgica Nippon Steel & Sumitomo Metal Corp, o material reúne características como alta formabilidade, resistência à tração de 980 megapascals e a possibilidade de ser prensado a frio, com ampla aplicabilidade na produção em escala industrial.
Segundo a marca, a combinação de estampagem e força de estampagem possibilita a formação de peças com formas complexas que são mais finas e leves que as feitas de aço convencional de alta resistência à tração, com a manutenção da capacidade de absorver energia em uma colisão. Na prática, as vantagens são verificadas exatamente na redução de peso do veículo (com consequente redução dos índices de emissões) e no nível extra de proteção oferecido aos ocupantes.
O QX50, que começou a ser vendido nos Estados Unidos em março, é o primeiro veículo do mundo com partes da dianteira e traseira feitas com este tipo de aço - num total de 27% do modelo. Nos próximos anos, a Nissan espera que o material passe a compor pelo menos 25% das peças dos novos veículos da empresa.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Nissan e Mitsubishi se juntam por nova empresa em prol de carros elétricos
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Nissan cortará empregos, salário do CEO e vende ações da Mitsubishi