A principal novidade da Jeep para o Brasil neste ano será o Renegade 2019, versão reestilizada do SUV compacto. Fontes ligadas à marca adiantam que ele será apresentado pouco antes do Salão do Automóvel de São Paulo, que abre as portas em novembro, e que podemos esquecer dos novos motores turbo a gasolina apresentados na versão europeia. Ou seja, o utilitário irá manter o 1.8 E.torQ.
Vamos falar primeiro da má notícia. Segundo nossas fontes, a Fiat-Chrysler ainda está estudando como trazer a nova linha de motores MultiAir III ao Brasil. Embora sejam uma variante da linha Firefly desenvolvida localmente, ele tem mais tecnologias, como injeção direta de combustível, controle de válvulas variável e coletor de escape integrado ao cabeçote. Tudo isso aumenta o custo de produção. Por isso, a empresa está fazendo os cálculos para decidir se compensa produzir aqui ou trazer o motor importado, e como isso afetará o preço final do Renegade.
Sem os motores turbo, o Renegade 2019 manterá o velho conhecido 1.8 E.torQ. “Ele ainda tem lenha para queimar, ainda podemos mexer nele para melhorar o seu rendimento”, explicou uma fonte. Porém, nossos informantes não quiseram cravar se o utilitário já virá com o 1.8 melhorado. As chances são que ele seja atualizado por conta das metas de melhoria no rendimento energético exigidas pelo governo. Já o motor 2.0 MultiJet II turbodiesel de 170 cv seguirá sem mudanças.
Então, vamos falar do que vem. O Renegade 2019 terá o mesmo desenho do modelo europeu. Os faróis recebem iluminação em LED em sua borda, novo para-choque dianteiro (com os faróis de neblina mais próximos do centro) e grade frontal com entradas de ar mais largas. Na traseira, a novidade é o lanterna em LED com novo desenho interno, que passa a impressão de ser 3D. Do lado de dentro, recebe o mesmo painel que o Compass, mudando os controles do ar-condicionado e adotando centrais multimídias maiores – o modelo topo de linha utilizará uma tela de 8,4 polegadas.
Além do Renegade, a Jeep prepara a apresentação da nova geração do Wrangler e o Cherokee reestilizado, ambos já lançados nos EUA e que devem ser mostrados no Salão do Automóvel, em novembro. Na conferência que revelou seus planos para os próximos cinco anos, a Fiat-Chrysler disse que irá lançar um novo SUV de 7 lugares na América Latina, que deve ser produzido em Goiana (PB). Outro modelo que deve ser lançado por aqui é o inédito SUV compacto da empresa, abaixo do Renegade.
Fotos: aqruivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: VW pode adotar câmbio de 8 marchas do Polo ao Taos até 2030
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Renault Oroch seguirá em linha mesmo com chegada da nova picape Niagara
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo Dodge Charger a gasolina deve chegar antes do esperado; entenda
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Chevrolet anuncia 5G para carros no Brasil e pode estrear no Equinox RS