Com sete dos dez modelos mais vendidos em baixa na comparação com o mesmo período de 2017, o segmento de sedãs médios encerrou maio em queda de quase 10%. Nem os líderes saíram ilesos: mesmo mantendo mais de 40% de participação de mercado, o Toyota Corolla (4.854) perdeu quase cinco pontos percentuais em relação a abril.
O Honda Civic (2.560), que teve a menor retração do top 10 (-1,8%), ao menos reduziu um pouco a imensa desvantagem em relação ao arquirrival. Novamente fechando o pódio, o Chevrolet Cruze foi o preferido por 1.681 consumidores.
Na quarta e quinta colocações, nenhuma alteração em relação ao último ranking: Ford Focus Fastback (448), que cresceu quase 6% sobre o ano passado, e Citroën C4 Lounge (325), pelo segundo mês seguido entre os primeiros.
Enquanto aguarda a chegada da nova geração ao mercado, a proximidade do fim dos estoques do modelo atual fez com o que o VW Jetta (290) por pouco não perdesse a sexta posição para o Kia Cerato (266), este tomando proveito das promoções realizadas pela marca sul-coreana e mais do que dobrando as vendas do ano passado.
Cada vez mais coadjuvante da categoria, o Nissan Sentra foi apenas o oitavo colocado, com 253 emplacamentos. O Hyundai Elantra (142), em baixa de mais de 50%, foi o rival mais próximo. 10º, o Mitsubishi Lancer (117) foi quem mais cresceu nos últimos doze meses (+185,4%).
Repetindo a lanterna de abril, o Fluence (44) emplacou menos da metade do registrado pelo Peugeot 408 (98). Embora levando em consideração o fim de carreira do representante da Renault, este número é 110 vezes menor do que as vendas do líder Corolla.
POS. |
MODELO |
TOTAL 2018 |
MAI/18 |
ABR/18 |
MAI/17 |
% MAI 18 |
% ABR 18 |
VARIAÇÃO MAI/ABR |
VARIAÇÃO 2018/2017 |
1º |
TOYOTA COROLLA |
24267 |
4854 |
5664 |
5553 |
43,82% |
45,58% |
-14,30% |
-12,59% |
2º |
HONDA CIVIC |
10978 |
2560 |
2764 |
2608 |
23,11% |
22,24% |
-7,38% |
-1,84% |
3º |
CHEVROLET CRUZE |
8361 |
1681 |
1645 |
1811 |
15,17% |
13,24% |
2,19% |
-7,18% |
4º |
FORD FOCUS FASTBACK |
1972 |
448 |
531 |
423 |
4,04% |
4,27% |
-15,63% |
5,91% |
5º |
CITROËN C4 LOUNGE |
1515 |
325 |
369 |
358 |
2,93% |
2,97% |
-11,92% |
-9,22% |
6º |
VW JETTA |
1978 |
290 |
239 |
527 |
2,62% |
1,92% |
21,34% |
-44,97% |
7º |
KIA CERATO |
1469 |
266 |
310 |
116 |
2,40% |
2,49% |
-14,19% |
129,31% |
8º |
NISSAN SENTRA |
1527 |
253 |
315 |
294 |
2,28% |
2,54% |
-19,68% |
-13,95% |
9º |
HYUNDAI ELANTRA |
636 |
142 |
231 |
316 |
1,28% |
1,86% |
-38,53% |
-55,06% |
10º |
MITSUBISHI LANCER |
537 |
117 |
123 |
41 |
1,06% |
0,99% |
-4,88% |
185,37% |
11º |
PEUGEOT 408 |
358 |
98 |
175 |
124 |
0,88% |
1,41% |
-44,00% |
-20,97% |
12º |
RENAULT FLUENCE |
633 |
44 |
60 |
55 |
0,40% |
0,48% |
-26,67% |
-20,00% |
|
|
54231 |
11078 |
12426 |
12226 |
100,00% |
100,00% |
-10,85% |
-9,39% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nome do novo SUV da VW será revelado na segunda-feira
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Volkswagen vê lucro líquido cair 64% no 3º trimestre
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
VW quase teve seu Twingo elétrico, mas sindicato atrapalhou planos