Revelado pela Porsche ao mundo como Mission E Concept em 2015, a versão de produção do novo esportivo totalmente elétrico já tem nome: Taycan. O novo modelo chegará às lojas europeias em 2019, ainda sem preço definido.
De acordo com a Porsche, o nome Taycan pode ser traduzido como "cavalo jovem e cheio de energia", referenciando a imagem no coração do brasão da Porsche que apresenta um corcel saltitante desde 1952.
"Nosso novo carro esportivo elétrico é forte e confiável; é um veículo que pode consistentemente cobrir longas distâncias e simboliza a liberdade", explica Oliver Blume, presidente do conselho executivo da Porsche AG. O nome oriental também significa o lançamento do primeiro carro esportivo elétrico com a alma de um Porsche. O anúncio foi feito na cerimônia de comemoração dos 70 anos da Porsche realizado na Alemanha.
O fato ser um veículo puramente elétrico não irá prejudicar o desempenho esportivo. Pelo contrário, dois motores elétricos síncronos entregarão potência de mais de 600 cv (440 kW), o que permitirá acelerar o Taycan de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos e chegar a 200 km/h em menos de 12 segundos. De acordo com a Porsche, este desempenho oferece um nível de potência contínua sem precedentes entre veículos elétricos: múltiplas acelerações são possíveis em sucessão sem perda de desempenho.
Outro ponto crítico entre os elétricos também não parece ser um problema: a autonomia esperada será superior a 500 km. Com um sistema de 800 volts, a Porsche também promete um sistema de recarga capaz de dar autonomia de 100 km em apenas 4 minutos.
Assim como aconteceu em vários países, a Porsche também promoveu um evento no Brasil para celebrar os seus 70 anos de história. Em uma mostra no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, a marca alemã levou modelos clássicos lendários (que você confere em breve).
Aos jornalistas presentes, o diretor-presidente da Porsche Brasil, Andreas Marquardt, confirmou que o novo Taycan será produzido a partir do fim do ano que vem e está nos planos da operação brasileira a partir de 2020.
A marca alemã também apostará em versões mais amigas do meio ambiente. Relembrando o lançamento do primeiro veículo híbrido no Brasil, o Cayenne Hybrid em 2010, a Porsche também confirmou que os modelos híbridos terão grande relevância na lista de lançamentos para o Brasil.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
A Porsche levou um ano para desenvolver essa cor
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Porsche Taycan Turbo GT foi feito "às escondidas"; entenda
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Porsche confirma que já começou a desenvolver próxima geração do Taycan