Agora é oficial: o Toyota Yaris finalmente está entre nós. A marca japonesa apresentou o modelo nesta noite (7) à imprensa e ao público (por meio de sua página no Facebook). Como adiantamos no começo do dia, será vendido nas versões hatchback e sedã, com preços que variam entre R$ 59.590 e R$ 79.990, com motorização 1.3 e 1.5, para ficar posicionado entre o Etios e o Corolla. Estará nas concessionárias de todo o país a partir do dia 21 de junho.
O Yaris hatch entrará no segmento dos compactos mais equipados, como Ford Fiesta, Honda Fit e Volkswagen Polo, enquanto o sedã irá disputar espaço com Chevrolet Cobalt, Honda City e Volkswagen Virtus, na faixa de preços entre R$ 55 mil e R$ 80 mil. A Toyota está mirando muito mais sua arquirrival Honda do que as demais, colocando valores bem próximos do Fit e City.
O novo modelo tem parentesco forte com o Etios, incluindo plataforma, motores e transmissão manual (o CVT vem do Corolla) O hatch mede 4,14 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,50 de altura. O porta-malas tem capacidade para 310 litros. Já o sedã tem 4,42 m de comprimento e 1,47 m de altura, enquanto o entre-eixos é de 2,55 m (mesmo do hatch), com porta-malas de 473 l.
A motorização passou por mudanças na calibração em relação ao Etios e ganhou um novo sistema de exaustão. O 1.3 agora gera 101 cv e 12,9 kgfm de torque, enquanto o 1.5 conta com 110 cv e 14,9 kgfm, com etanol. A transmissão manual é a mesma do Etios, com 6 marchas, mas deixa de lado o câmbio automático de 4 posições para a adotar o mesmo CVT utilizado pelo Corolla, que simula 7 marchas. A suspensão está 13 milímetros mais alta do que o modelo asiático, mudança feita pela equipe de engenharia da marca no Brasil, para ficar mais confortável e aguentar as ruas brasileiras.
O Yaris adota a nova central multimídia da Toyota, que foi desenvolvida em parceria com a Harman. Utiliza uma tela de 7 polegadas com espelhamento de smartphone. Embora a Apple finalmente tenha anunciado que dará suporte a outros navegadores por GPS ao utilizar o Apple CarPlay, a Toyota desenvolveu uma forma de utilizar o Waze e o TomTom pelo iOS.
A Toyota espera vender 6 mil unidades do Yaris por mês, sendo 45% do sedã e 55% do hatchback. A versão manual existe apenas para ter um modelo de entrada, já que a marca acredita que as configurações com câmbio CVT responderão por 95% das vendas. No mix de versões, a Toyota espera que as XL Plus Tech, XS e XLS sejam as mais procuradas, com destaque para a XL Plus Tech (que pode ter 28% de participação). A XL CVT terá apenas 17%, enquanto a XL manual corresponderá a apenas 5% dos emplacamentos.
O motivo de apostar neste segmento, para a Toyota, é bem claro. Os compactos tiveram 186.800 unidades emplacadas entre janeiro e abril de 2017, enquanto a faixa premium (com mais de 100 cv e preços acima de R$ 60 mil) emplacou 89.500. Neste ano, os compactos "premium" cresceram 47%, com 131.700 unidades emplacadas. A marca mira nos clientes do Corolla que querem algo diferente ou têm interesse em adquirir um carro da Toyota, mas não queria algo tão simples quanto o Etios. Pretendem atrair clientes em torno dos 35 anos, mais exigente, que entende de carros e está em ascensão, considerando a qualidade do carro como item obrigatório.
Toyota Yaris XL (1.3 e 1.5, manual e CVT): Ar-condicionado, direção eletroassistida progressiva, computador de bordo com 7 funções, cinto de segurança de três pontos para todos os bancos, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, controle de cruzeiro, volante multifuncional, rodas de liga leve de 15” com pneus 185/60 R15, vidros elétricos com função one-touch, acendimento automático dos faróis, alarme e apoio de cabeça para todos os assentos.
Toyota Yaris XL Plus Tech (1.3 e 1.5 CVT): Todos os itens do Yaris XL e adiciona chave presencial, central multimídia com tela de 7 polegadas com 2 alto-falantes, apoio de braço com porta-copo, e ar-condicionado digital.
Toyota Yaris XS (1.5 CVT): Acrescenta câmera de ré, computador de bordo com 8 funções, comandos no volante para o computador de bordo e central multimídia, volante e acabamento em couro, rodas de liga leve de 15” com pneus 185/60 R15, e paddle-shift atrás do volante para trocas manuais de marcha.
Toyota Yaris XLS (1.5 CVT): Ganha sete airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), faróis com projetor e máscara negra, lanternas de LED, sensor de chuva, teto solar, rebatimento elétrico dos retrovisores e maçanetas cromadas.
Modelo | Preço |
Hatch XL 1.3 manual | R$ 59.590 |
Hatch XL 1.3 CVT | R$ 63.990 |
Hatch XL Plus 1.3 CVT | R$ 69.590 |
Hatch XS 1.5 CVT | R$ 74.590 |
Hatch XLS 1.5 CVT | R$ 77.590 |
Modelo | Preço |
Sedan XL 1.5 manual | R$ 63.990 |
Sedan XL 1.5 CVT | R$ 68.690 |
Sedan XL Plus 1.5 CVT | R$ 73.990 |
Sedan XS 1.5 CVT | R$ 76.990 |
Sedan XLS 1.5 CVT | R$ 79.990 |
Fotos: Motor1.com e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Novo Chevrolet Equinox é confirmado para o Brasil com duas versões
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Jeep Grand Cherokee 4xe tem preço reduzido em R$ 20 mil e ganha nova cor