Da mesma forma que alguns celulares podem ser carregados apenas posicionados sobre uma base, os automóveis seguirão o mesmo caminho. E a BMW é a primeira fabricante a apresentar um sistema de carregamento por indução para a venda ao grande público.
O sistema é composto por duas peças. A primeira é ligada na rede elétrica comum e posicionada no chão do estacionamento, chamada de GroundPad. A segunda, a CarPad, fica presa no carro e é a responsável por levar a energia até as baterias. Quando aproximados, uma separação de cerca de 8 centímetros é o suficiente para realizar a recarga, assim como os smartphones com o chamado carregador por indução. O motorista precisa apenas estacionar, sem nenhum outro comando. Até o desligamento é automático após o carregamento completo das baterias.
A partir de julho, o sistema será oferecido no BMW 530e iPerformance, a princípio apenas na Alemanha. Segundo a BMW, a recarga completa é feita, para o 530i, em três horas e meia. Em seguida, o sistema será disponibilizado para o Reino Unido, Estados Unidos, China e Japão.
Segundo a BMW, todo o sistema é protegido da chuva e neve, podendo ser usado em qualquer condição. Ainda não existe previsão para a venda no Brasil, onde a marca comercializa o hatch elétrico i3.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
BMW 330e chega a linha 2025; veja o preço
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
BMW: novos modelos a gasolina também terão cara de carro elétrico
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Teste BMW M2 Competition: o irmão mais novo do arruaceiro