Da mesma forma que alguns celulares podem ser carregados apenas posicionados sobre uma base, os automóveis seguirão o mesmo caminho. E a BMW é a primeira fabricante a apresentar um sistema de carregamento por indução para a venda ao grande público.
O sistema é composto por duas peças. A primeira é ligada na rede elétrica comum e posicionada no chão do estacionamento, chamada de GroundPad. A segunda, a CarPad, fica presa no carro e é a responsável por levar a energia até as baterias. Quando aproximados, uma separação de cerca de 8 centímetros é o suficiente para realizar a recarga, assim como os smartphones com o chamado carregador por indução. O motorista precisa apenas estacionar, sem nenhum outro comando. Até o desligamento é automático após o carregamento completo das baterias.
A partir de julho, o sistema será oferecido no BMW 530e iPerformance, a princípio apenas na Alemanha. Segundo a BMW, a recarga completa é feita, para o 530i, em três horas e meia. Em seguida, o sistema será disponibilizado para o Reino Unido, Estados Unidos, China e Japão.
Segundo a BMW, todo o sistema é protegido da chuva e neve, podendo ser usado em qualquer condição. Ainda não existe previsão para a venda no Brasil, onde a marca comercializa o hatch elétrico i3.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: BMW confirma nova geração do X3 para o Brasil em 2025
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
BMW X2 M35i xDrive chega ao Brasil mais rápido e potente
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil