BMW lança primeiro carregador por indução para carros elétricos e híbridos
Como nos novos smartphones, recarregar a bateria do carro dispensa cabos
Da mesma forma que alguns celulares podem ser carregados apenas posicionados sobre uma base, os automóveis seguirão o mesmo caminho. E a BMW é a primeira fabricante a apresentar um sistema de carregamento por indução para a venda ao grande público.
O sistema é composto por duas peças. A primeira é ligada na rede elétrica comum e posicionada no chão do estacionamento, chamada de GroundPad. A segunda, a CarPad, fica presa no carro e é a responsável por levar a energia até as baterias. Quando aproximados, uma separação de cerca de 8 centímetros é o suficiente para realizar a recarga, assim como os smartphones com o chamado carregador por indução. O motorista precisa apenas estacionar, sem nenhum outro comando. Até o desligamento é automático após o carregamento completo das baterias.
A partir de julho, o sistema será oferecido no BMW 530e iPerformance, a princípio apenas na Alemanha. Segundo a BMW, a recarga completa é feita, para o 530i, em três horas e meia. Em seguida, o sistema será disponibilizado para o Reino Unido, Estados Unidos, China e Japão.
Segundo a BMW, todo o sistema é protegido da chuva e neve, podendo ser usado em qualquer condição. Ainda não existe previsão para a venda no Brasil, onde a marca comercializa o hatch elétrico i3.
Fotos: divulgação
Galeria: Carregador por indução - BMW
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança