Citroën revela novo C5 Aircross na Europa, irmão do Peugeot 3008
Novo SUV será o modelo mais caro da marca
A Citroën apresenta a versão final do inédito C5 Aircross em Paris. Posicionado no topo da gama da fabricante francesa, chega com ênfase no conforto graças ao avançado sistema de suspensão e os "bancos comfort". No momento, não há confirmação de sua venda no Brasil, embora a empresa já tenha feito o registro de patente do modelo no INPI.
Grande novidade e que promete ser o grande diferencial no segmento, o sistema de suspensão, chamado Progressive Hydraulic Cushions, utiliza 20 patentes diferentes de tecnologia, para gerar o que a marca chama de "tapete mágico", rodando de forma tão macia que não passa nenhuma imperfeição do asfalto para a cabine. Além disso, utiliza assentos com uma nova tecnologia, que a Citroën diz replicar o efeito de sentar em uma cadeira de descanso com vários tipos de espuma.
Segue o mesmo padrão de design visto nos últimos carros da Citroën - faróis divididos em duas peças, com uma grade enorme e linha s que lembram até carros de brinquedo. As colunas são pintadas de preto, para dar a impressão de que é maior e que tem um teto flutuante.
O interior tem espaço para cinco pessoas, com a capacidade do porta-malas variando de acordo a posição dos bancos traseiros. Começa com 570 litros e pode subir para 1.630 litros com os assentos rebatidos. A Citroën diz que foi desenhado para ser o mais prático possível, com vários porta-objetos espalhados pela cabine.
Bem equipado, o novo C5 Aircross traz uma série de sistemas de segurança. Conta com frenagem automática de emergência, controle avançado de aderência, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa. Os fãs de tecnologia vão gostar do painel digital de 12,3 polegadas atrás do volante e a tela de 8 polegadas para a central multimídia.
O novo C5 Aircross oferece quatro opções diferentes para o interior: o padrão tem acabamento cinza, buscando um visual mais limpo; o cinza Wild "expressa mais vitalidade" com tecido e bancos de couro com detalhes em laranja; o beje Metropolitan oferece uma cabine mais escura com detalhes em beje; enquanto o cinza Metropolitan mistura as coisas com um pouco mais de cinza.
Para a carroceria, são 30 combinações de pintura - sete cores, teto preto e mais três pacotes de cor que oferece detalhes coloridos para o para-choque dianteiro, os airbumps na parte de baixo das portas e no rack.
Na motorização, o C5 Aircross terá dois motores a gasolina e mais dois a diesel. O PureTech 130 é o de entrada com gasolina, com câmbio manual de 6 marchas, seguido pelo PureTech 180 com o novo automático de 8 posições. Já nas versões diesel, o mais básico é o BlueHDI 130, manual ou automático, enquanto o BlueHDI 180 é apenas automático. Em 2019, o SUV receberá uma opção híbrida.
O Citroën C5 Aircross será produzido para o mercado europeu na fábrica francesa em Rennes, chegando nas concessionárias no final deste ano. Ainda não divulgaram preços e especificações completas.
Fotos: Divulgação
Galeria: Citroën C5 Aircross 2019
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