Produzido desde setembro de 2012 em Sorocaba (SP), o Toyota Etios celebra a importante marca de 500 mil unidades brasileiras. Lançado como um projeto de baixo custo para atuar como modelo de entrada da Toyota, também foi o primeiro a sair da então nova fábrica do interior de São Paulo.
Constantemente evoluindo conforme a necessidade do mercado, o Etios entrou no mercado em carrocerias hatch e sedã. De lá para cá, ganhou um painel digital para melhorar a leitura das informações, uma reestilização planejada no Brasil e distribuída para o mundo e, mais recentemente, controles de tração e estabilidade como itens de série. Também adotou novos motores, produzidos na vizinha Porto Feliz (SP) e câmbio automático.
A unidade 500 mil saiu da linha de produção no dia 4 de maio. O Etios hatch XLS prata foi exposto aos colaboradores e funcionários dentro da própria fábrica de Sorocaba, registrando o momento importante para a Toyota e para sua equipe. Nos quase seis anos de mercado, o Etios ficou reconhecido pela confiabilidade e robustez, algo que ele herdou do Corolla, outro Toyota bom de mercado.
“Estou muito feliz pelo Etios atingir essa marca histórica. Ele é um claro exemplo de como a Toyota é capaz de promover melhorias contínuas e significativas em seus produtos a partir da voz do cliente", afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil e Venezuela.
A produção brasileira do Etios também abastece os mercados da Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica e Honduras. Segundo a Toyota, 35% da produção é destinada ao exterior.
A partir de junho, o Etios terá a companhia do Yaris em Sorocaba. Fruto da mesma plataforma, se posicionará um degrau acima do Etios, com mais refinamento e equipamentos.
Fotos: divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford demitirá 4.000 funcionários em operações na Europa
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Hyundai HB20 começa a ser exportado para a Argentina após 12 anos
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina