Apesar de temido por algumas montadoras (principalmente fabricantes de SUVs e picapes), o famoso Teste do Alce pôde ser superado com relativa facilidade pela Mercedes-Benz Classe X nesta semana. Submetida às provas pela publicação espanhola km77.com, a picape superou os obstáculos com segurança e finalizou a avaliação com elogios quanto ao resultados alcançados - algo que a Toyota Hilux não conseguiu de imediato quando foi testada há aproximadamente um ano.
O teste avalia o comportamento do veículo em manobras evasivas e tem como objetivo verificar a capacidade de evitar com segurança obstáculos repentinos, como um alce atravessando a estrada por exemplo. As provas são realizadas com desvios bruscos de rota em velocidades graduais, de modo a levar a suspensão ao limite com a transferência de peso de um lado para o outro.
Durante as provas, a Classe X foi capaz de manter as quatro rodas no chão ao passar pelos cones a uma velocidade de até 69 km/h. Nas mesmas condições, as rivais Ford Ranger e Mitsubishi L200 levaram ligeira vantagem e chegaram aos 71 km/h. A Toyota Hilux, porém, só conseguiu alcançar 66 km/h.
No geral, o resultado foi considerado satisfatório e a picape tida como segura. No entanto, apenas a versão equipada com motor de 4 cilindros foi testada. Para classificar a variante topo de linha V6, naturalmente mais pesada, será necessária uma nova avaliação.
Fonte: km77.com via Youtube
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz Classe X tem unidades ao relento em fábrica na Argentina
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Mercedes-Benz não tem mais planos para picapes mesmo com a nova Mitsubishi L200
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Mercedes-Benz Classe X com 6 rodas é mostrado por customizadora
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Oficial: Picape Mercedes-Benz Classe X terá producão encerrada em maio