Apontada como uma das montadoras mais antenadas à novas tendências verdes do mercado, a Volvo apostará pesado no lançamento de modelos elétricos e híbridos nos próximos anos. Em entrevista concedida recentemente, o CEO Håkan Samuelsson confirmou que a oferta atual de veículos do tipo será dobrada na comparação com a gama atual e que até 2025 metade das vendas totais da marca serão concentradas neste segmento. A estratégia leva em conta mercados do mundo inteiro, mas é certo que a maioria dos esforços será concentrada na China.
Não por acaso, a marca (propriedade da chinesa Geely) tem no populoso país asiático seu maior mercado global. Só no primeiro trimestre deste ano os emplacamentos subiram 23,3% e a previsão é que o ritmo só aumente. “O futuro elétrico da China é o futuro elétrico da Volvo”, disse Samuelsson.
Entre 2019 e 2021, a promessa é colocar no mercado quatro veículos elétricos, com identidades ainda mantidas sob sigilo. Dois deles serão da própria Volvo, enquanto os outros dois serão modelos da divisão esportiva Polestar. Um deles, inclusive, é descrito como concorrente natural do Tesla Model 3. Entre os híbridos, a oferta atual contempla os SUVs XC40, XC60 e XC90.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência