Faltando cerca de dois meses para a estreia, a Toyota já não esconde mais o Yaris hatch nacional. Além de lançar um site específico para o modelo, agora os carros de testes rodam com pouca camuflagem, como mostra este flagra feito pelo nosso leitor Leandro Silva. A unidade rodava na região de São Bernardo do Campo (SP), próximo de uma das fábricas da Toyota no país - que produzia o antigo jipe Bandeirante, enquanto o Yaris será feito em Sorocaba ao lado do Etios.
Dividir a linha de montagem com o Etios não é por acaso. O Yaris vai usar muitos componentes do irmão mais simples, como plataforma e motor. Mas, por conta de seu posicionamento mais acima, espera-se que o novato só tenha versões equipadas com o motor 1.5 (o Etios tem 1.3 também) e traga o câmbio automático CVT do Corolla no lugar da velha caixa automática de 4 marchas do Etios. Nas versões manuais, terá o mesmo 6 marchas do Etios. Além disso, especulações dão conta de o Yaris poderá receber, nas versões mais caras, o motor 1.8 do Corolla GLi, também ligado ao câmbio CVT.
Para se destacar do Etios, o Yaris aposta num design bem mais moderno e em dia com o Corolla, com linhas arredondadas e fluidas. Os para-lamas são bem destacados e as rodas aparentam ser aro 16", ao menos na unidade flagrada, que pode ser a topo de linha. A melhor sacada de estilo fica por conta da coluna C preta, que une os vidros laterais e traseiro - recurso semelhante ao usado pelo Nissan Kicks.
Por dentro, o Yaris possui painel convencional à frente do motorista (não central como no Etios) e, ao menos na versão tailandesa, vem com o volante do Corolla. Controle de estabilidade será item de série, como o Etios adotou na linha 2019, mas resta saber se haverá 7 airbags como na versão lá de fora, sendo um para os joelhos do motorista. Também deve trazer ar digital (nas versões mais caras) e central multimídia com tela sensível ao toque de 7".
A ideia da Toyota é posicionar o Yaris entre o Etios e o Corolla, incluindo as versões hatch (que chega em junho) e sedã, que deverá ser mostrada do Salão do Automóvel em novembro, mas só chegará às lojas em 2019. Isso deixa o Yaris com uma faixa de R$ 70 mil a R$ 90 mil para atuar, mas é provável que também haja versões abaixo disso para brigar com Polo e Argo, sem falar no Fit, que começa ao redor dos R$ 60 mil. Já o Yaris Sedan terá como principais rivais o Virtus e o City, além de "substituir" o Corolla nas versões mais acessíveis, inclusive com modelo específico para o público PCD.
Fotos: Leandro Silva e arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Flagra: inspiração de Mobi e Argo, Fiat Panda aparece no Brasil
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Flagra: novo Honda HR-V 2026 já roda em testes no Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China