O Volvo XC90 foi nomeado recentemente o veículo mais seguro já testado na história do Reino Unido. Lançado originalmente em 2002 e atualmente na segunda geração, o modelo acumula mais de 50 mil unidades vendidas localmente e teve o título reconhecido graças à presença de diversos recursos de segurança, em especial o sistema de frenagem automática. Não por acaso, desde a estreia, há 16 anos, o SUV jamais se envolveu em acidentes fatais.
Um dos principais laboratórios independentes do país, o Thatcham Research credita o resultado à intensa preocupação da Volvo com a segurança, principalmente quando se leva em conta a adoção antecipada da tecnologia de detecção de perigos que adverte os condutores sobre possíveis colisões. Embora seja relativamente comum hoje, o sistema ainda era tecnologia rara quando foi adotado no XC90.
Segundo estimativas do laboratório, o sistema é tão importante que poderá salvar na próxima década só no Reino Unido cerca de 1.100 vidas, além de evitar danos a mais de 122.000 vítimas de acidentes. Atualmente, 1 em cada 3 carros novos à venda no país oferece o dispositivo.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Volvo XC90 2025 é revelado com alterações no visual e de tecnologia
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Volvo XC90 terá reestilização revelada em 4 de setembro
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Volvo encerra produção de carros a diesel para sempre; XC90 foi o último