Apesar da popularidade e da boa aceitação que recebeu durante a apresentação no Salão de Nova York, a picape Atlas Tanoak ainda não recebeu luz verde para produção por parte da Volkswagen. Sempre que questionada sobre o assunto, a marca desconversa, abrindo margem para especulações e rumores. Enquanto a resposta não sai, adiantamos aqui detalhes do desenvolvimento do conceito, incluindo técnicas baseadas no uso de argila e sketches inéditos.
Construída sobre a plataforma modular MQB (do Golf), a Atlas Tanoak não nega o parentesco com o irmão SUV. A linguagem de design é exatamente a mesma e até partes da carroceria são comuns, como as portas dianteiras e as caixas de roda quadradas. Apesar disso, a picape teve a distância entre-eixos alongada em 28 cm e o comprimento total em 40 cm. Também é 5 cm mais alta e possui caçamba com 1,28 metro de largura livre entre as caixas de roda - o que garante versatilidade no transporte de cargas volumosas.
"Nós procuramos versatilidade, funcionalidade. Sempre pensamos no lado do cliente: o que o consumidor espera da Volkswagen? O que deveria ser diferente? Quando você compra Volkswagen você procura algo que é projetado, bem pensado", afirmou recentemente Klaus Bischoff, chefe do departamento de design da marca.
"Se você entrar nesse território, precisa pensar em algo legal e em algo que funcione. Você não pode fazer algo que não seja sério", completou, insinuando que o 'OK' para produção em série pode estar sendo discutido internamente. "As picapes são claramente americanas", finalizou.
Apesar do mistério que envolve o projeto, é fato que a VW está atenta ao crescimento vivido pelo segmento de picapes médias na América do Norte. Toyota Tacoma, Chevrolet Colorado (irmã de projeto da nossa S10) e GMC Canyon acumulam boas vendas por lá, e recentemente a Ford anunciou seu retorno à disputa com o lançamento da Ranger em versão local. A Tanoak poderia facilmente entrar na briga, apostando na construção do tipo monobloco, assim como a Honda já faz com a Ridgeline.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape