Enquanto o hatch foi mostrado na Europa, a nova geração do Ford Focus Sedan foi apresentada na China. Variante que será exclusiva de alguns mercados, ele ganha as mesmas mudanças do hatch, incluindo estilo, interior e mecânica. O design traz os mesmos elementos do hatch na dianteira e lateral, mas a traseira é totalmente exclusiva, mantendo as lanternas que invadem a tampa do porta-malas.
No interior, o destaque vai para a central multimídia flutuante, como conhecemos aqui no EcoSport e teremos no Ka. A alavanca do câmbio foi substituída por um botão giratório, como no Fusion, e o freio de estacionamento elétrico ajuda na hora de abrir mais espaço e lugares para objetos.
Para os passageiros, há mais espaço para cabeça, ombros e joelhos, graças à carroceria e plataforma maiores que a atual geração do Focus, que tem como um dos principais pontos negativos justamente o espaço interno. O Focus Sedan também agrega novas tecnologia de condução, como piloto automático adaptativo e assistente de faixa. A mecânica conta com os motores EcoBoost 1.0 e 1.5, ambos de 3 cilindros e turbo, com o novo câmbio automático de 8 marchas no lugar do automatizado Powershift.
A chegada ao Brasil, tanto do hatch quanto do sedã, estão praticamente descartadas. Pelas informações até o momento, a produção do atual Focus na Argentina será mantida por mais dois anos, sendo substituída possivelmente por um modelo com maior apelo de vendas - possivelmente um SUV médio.
Fotos: divulgação