O novo Ford Focus finalmente chegou. Totalmente renovado para o modelo 2019, o belo hatchback foi apresentado oficialmente, maior, mais espaçoso e com mais tecnologias. Embora ele só comece a ser vendido no final do ano na Europa e possa não ser lançado no Brasil, vale a pena ver tudo o que mudou na nova geração. Confira a comparação com a geração passada em termos de design.
Esconda o símbolo da Ford e você pode nem perceber que este é o novo Focus. O modelo 2019 está bem mais elegante do que a versão anterior, com faróis mais modernos, uma grade maior e mais distinta e, dependendo da versão, luzes de neblina e LED de iluminação diurna.
Com quatro variantes diferentes para escolher, incluindo Titanium, Vignale, ST-Line e Active, o Focus traz uma série de elementos únicos de design para cada um. O ST-Line, por exemplo, ganha uma frente com detalhes mais agressivos, parecidos com a linha esportiva ST. O Vignale e o Titanium, por outro lado, são mais refinados, cada um com muitas peças cromadas e faróis de neblina com outro formato. A versão aventureira Active tem suspensão elevada e proteção plástica em volta dos para-lamas. O sedã também é totalmente novo.
O perfil lateral do novo Ford Focus é, sem dúvidas, seu melhor ângulo. O hatchback mostra como está mais longo e esguio. O entre-eixos cresceu 53 milímetros em comparação com a geração passada, e o coeficiente de arrasto de 0,273 é o melhor da categoria. O resultado é que o hatch médio parece robusto e agressivo, especialmente na versão esportivada ST-Line.
O mesmo dito sobre a frente pode ser repetido para a traseira - se você não soubesse que este é o Focus, poderia não reconhecê-lo à primeira vista. As lanternas são totalmente novas, com lâmpadas de LED em algumas versões. O novo formato das lanternas ajudou a Ford a trabalhar mais as formas da traseira, com um difusor de ar, diferente para cada versão. Nos modelos Vignale e Titanium, ele fica mais abaixo e é mais discreto, enquanto o ST-Line tem um difusor mais agressivo. O nome "Focus" agora percorre toda a tampa do porta-malas, posicionado logo abaixo do logo da Ford.
A Ford não esqueceu de mexer na cabine. O Focus agora tem uma central multimídia no estilo tablet, com a tela pulando para fora do painel, substituindo a tela menor da geração passada. Esta adição ajudou a deixar o painel mais limpo, separando os controles do rádio e do volume dos botões do ar-condicionado. Além disso, o Focus ganha um seletor giratório de marchas, assim como no Fusion reestilizado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia aprova visual ousado da nova picape Tasman
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Designer do Captur é contratado para projetar carros da chinesa BAIC
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Peugeot alfineta concorrência e diz que não terá carros com estilo retrô
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Kia venderá opcional para corrigir 'bizarrice' da Tasman 2025