Mercado em março – Vendas avançam quase 10% e VW encosta na líder Chevrolet
Hyundai tem maior queda entre líderes.
O mercado brasileiro fechou o terceiro mês de 2018 com 200.101 automóveis e comerciais leves emplacados, alta de 8,86% na comparação com março de 2017. Em relação às 151.970 unidades de fevereiro, o avanço atingiu quase 32%.
Considerando o acumulado do trimestre (527.312), o crescimento sobre o mesmo período do ano passado chegou a 14,69%. Para Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, o número confirma a expectativa de recuperação econômica para 2018.
“Pudemos notar a reação do mercado e as expectativas renovadas em função da melhora dos índices econômicos. Este cenário positivo favorece o mercado de veículos no geral. Continuamos otimistas e acreditando que 2018 será um ano mais positivo para o setor do que foram os últimos anos", afirmou o executivo.
Galeria: Comparativo Onix Joy Vs. Gol Trendline: Disputa racional
A Chevrolet completou 29 meses consecutivos na liderança entre as marcas, mas nunca foi tão ameaçada: a diferença em relação à VW, em alta de mais de 23% nos últimos doze meses, foi inferior a duas mil unidades (30.572 x 28.878). Em fevereiro, mês mais curto, a vantagem havia sido superior a cinco mil unidades.
É importante ressaltar, no entanto, que a Chevrolet teve produção paralisada na unidade de Gravataí (RS) para atualização de maquinário, possivelmente prejudicando as vendas no período. Logo atrás da Fiat (23.320), a Ford (19.562) avançou 16,3% e voltou ao G4.
Galeria: Hyundai Creta Sport
O destaque negativo foi a Hyundai (17.464), que além de registrar a maior retração no top 10 (-6,1%) ainda viu a forte aproximação da Renault (16.606), que, impulsionada pelo bom desempenho do Kwid, cresceu mais de 26%, menos apenas do que os 27% da Nissan (11.024), nona, este fruto do sucesso do Kicks.
POS. |
MARCA |
TOTAL 2018 |
MAR 18 (A) |
PART. |
FEV 18 (A) |
% (A / B) |
MAR 17 (A) |
% (A / C) |
1º |
CHEVROLET |
91.864 |
30.572 |
15,28% |
27.393 |
11,61% |
31.010 |
-1,41% |
2º |
VW |
77.477 |
28.878 |
14,43% |
22.264 |
29,71% |
23.449 |
23,15% |
3º |
FIAT |
64.040 |
23.320 |
11,65% |
17.317 |
34,67% |
23.734 |
-1,74% |
4º |
FORD |
49.723 |
19.562 |
9,78% |
13.790 |
41,86% |
16.824 |
16,27% |
5º |
HYUNDAI |
46.451 |
17.464 |
8,73% |
14.286 |
22,25% |
18.598 |
-6,10% |
6º |
RENAULT |
39.643 |
16.606 |
8,30% |
11.893 |
39,63% |
13.089 |
26,87% |
7º |
TOYOTA |
42.912 |
16.458 |
8,22% |
12.243 |
34,43% |
16.629 |
-1,03% |
8º |
HONDA |
33.405 |
13.527 |
6,76% |
9.808 |
37,92% |
11.990 |
12,82% |
9º |
NISSAN |
24.304 |
11.024 |
5,51% |
6.519 |
69,11% |
8.676 |
27,06% |
10º |
JEEP |
21.954 |
8.903 |
4,45% |
5.987 |
48,71% |
7.621 |
16,82% |
11º |
MITSUBISHI |
5.463 |
2.285 |
1,14% |
1.541 |
48,28% |
1.819 |
25,62% |
12º |
PEUGEOT |
5.702 |
2.080 |
1,04% |
1.620 |
28,40% |
2.227 |
-6,60% |
13º |
CITROËN |
4.751 |
1.751 |
0,88% |
1.316 |
33,05% |
1.889 |
-7,31% |
14º |
KIA |
3.019 |
1.416 |
0,71% |
984 |
43,90% |
828 |
71,01% |
15º |
MERCEDES-BENZ |
3.055 |
1.137 |
0,57% |
900 |
26,33% |
1.067 |
6,56% |
16º |
AUDI |
2.010 |
853 |
0,43% |
480 |
77,71% |
908 |
-6,06% |
17º |
BMW |
2.170 |
825 |
0,41% |
588 |
40,31% |
744 |
10,89% |
18º |
LAND ROVER |
1.693 |
705 |
0,35% |
480 |
46,88% |
519 |
35,84% |
19º |
VOLVO |
1.097 |
450 |
0,22% |
280 |
60,71% |
- |
- |
20º |
JAC |
1.060 |
436 |
0,22% |
341 |
27,86% |
293 |
48,81% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
... |
TOTAL |
527.312 |
200.101 |
100,00% |
151.670 |
31,93% |
183.816 |
8,86% |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Motor1.com
Galeria: Comparativo VW Virtus x Chevrolet Cobalt
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Quais foram os 50 carros usados mais vendidos do Brasil em novembro?
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Honda WR-V ou Toyota Yaris Cross: o que esperar deste embate em 2025
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Qual é o legado que Carlos Tavares deixou para a Stellantis?