A boa performance do Ford Ka em março lhe valeu não somente a segunda posição no mês como também a vice-liderança no acumulado do ano, superando o Hyundai HB20. Outra surpresa ficou por conta do Nissan Kicks, que desbancou de uma só vez o Honda HR-V e o Jeep Compass para liderar a venda de SUVs no terceiro mês do ano. Vamos à análise completa.
Na liderança, o Chevrolet Onix não teve a mesma folga de outros meses. Com 12.918 unidades, o hatch da GM pode ter sido afetado pela paralisação da fábrica de Gravataí (RS), que ocorreu em março para atualização de maquinário. Quem aproveitou foi o Ka, que emplacou 9.803 carros e abriu quase 600 unidades de vantagem para o HB20, que caiu para terceiro. Essa diferença, inclusive, foi responsável por colocar o modelo da Ford na segunda colocação também no acumulado do ano. Foram 24.028 unidades do Ka contra 24.015 do HB20 no primeiro trimestre.
Se o Onix reduziu o ritmo, o mesmo não se pode dizer do Prisma, seu irmão três-volumes. Foi o quarto colocado e líder absoluto entre os sedãs, com 6.616 unidades. Outro que manteve o bom desempenho do mês passado foi o Kwid, com quase 6,5 mil carros, dando a entender que a Renault enfim resolveu os problemas de produção que afetaram o carrinho em 2017.
Mais um que vendeu acima das 6 mil unidades foi o VW Polo, que, embora tenha perdido duas posições no mês, abriu mais de 1 mil de vantagem sobre fevereiro e manteve o rival Fiat Argo (em 12o) à distância. Interessante como a boa acolhida do Polo também tem se refletido no Gol, que ficou logo atrás do irmão mais novo.
Em oitavo, o Kicks teve a honra de liderar o segmento de SUVs pela primeira vez desde que estreou no país, em agosto de 2016. O feito acontece menos de um ano após a nacionalização do modelo, em junho de 2017, quando ganhou versões mais acessíveis. O Honda HR-V fechou o top 10, seguido pelo Jeep Compass, que mais uma vez ficou à frente dos seus "familiares" bem mais baratos, Argo e Mobi, que ainda não empolgaram o mercado.
Em mês positivo, o Jeep Renegade ficou à frente do Hyundai Creta, que foi mal e saiu da disputa pela liderança da categoria. Na sequência, o VW Fox parece não perder o ritmo mesmo após a estreia do Polo. E o Virtus já apareceu na cola do Ka Sedan, mesmo não tendo versão abaixo de R$ 60 mil. Veja a tabela abaixo:
POS. | MODELO | MARÇO 2018 |
1º | CHEVROLET ONIX | 12.918 |
2º | FORD KA | 9.803 |
3º | HYUNDAI HB20 | 9.217 |
4º | CHEVROLET PRISMA | 6.616 |
5º | RENAULT KWID | 6.454 |
6º | VW POLO | 6.149 |
7º | VW GOL | 5.877 |
8º | NISSAN KICKS | 5.532 |
9º | TOYOTA COROLLA | 5.395 |
10º | HONDA HR-V | 5.358 |
11º | JEEP COMPASS | 4.647 |
12º | FIAT ARGO | 4.349 |
13º | FIAT MOBI | 4.335 |
14º | JEEP RENEGADE | 4.252 |
15º | RENAULT SANDERO | 4.105 |
16º | HYUNDAI CRETA | 3.671 |
17º | VW FOX | 3.349 |
18º | TOYOTA ETIOS | 3.229 |
19º | FORD KA SEDAN | 3.069 |
20º | VW VIRTUS | 3.059 |
COMERCIAIS LEVES
A principal alteração no setor "utilitário" foi a Saveiro em segundo lugar, deixando a Fiat Toro em terceiro, mesmo que ainda distante da líder Fiat Strada. Em quarto, a Toyota Hilux teve larga vantagem sobre a S10, em quinto, e foi a picape média mais vendida. De resto, a Renault Oroch passou das 1 mil unidades e a Nissan Frontier entrou no top 10, bem próxima da Mitsubishi L200.
POS. | MODELO | MARÇO 2018 |
1º | FIAT STRADA | 5.595 |
2º | VW SAVEIRO | 3.671 |
3º | FIAT TORO | 3.493 |
4º | TOYOTA HILUX | 3.223 |
5º | CHEVROLET S10 | 2.334 |
6º | FORD RANGER | 1.266 |
7º | VW AMAROK | 1.063 |
8º | RENAULT DUSTER OROCH | 1.058 |
9º | MITSUBISHI L200 | 965 |
10º | NISSAN FRONTIER | 952 |
Fonte: Fenabrave
Fotos: Arquivo Motor1.com e divulgação