A boa performance do Ford Ka em março lhe valeu não somente a segunda posição no mês como também a vice-liderança no acumulado do ano, superando o Hyundai HB20. Outra surpresa ficou por conta do Nissan Kicks, que desbancou de uma só vez o Honda HR-V e o Jeep Compass para liderar a venda de SUVs no terceiro mês do ano. Vamos à análise completa. 

Na liderança, o Chevrolet Onix não teve a mesma folga de outros meses. Com 12.918 unidades, o hatch da GM pode ter sido afetado pela paralisação da fábrica de Gravataí (RS), que ocorreu em março para atualização de maquinário. Quem aproveitou foi o Ka, que emplacou 9.803 carros e abriu quase 600 unidades de vantagem para o HB20, que caiu para terceiro. Essa diferença, inclusive, foi responsável por colocar o modelo da Ford na segunda colocação também no acumulado do ano. Foram 24.028 unidades do Ka contra 24.015 do HB20 no primeiro trimestre. 

Chevrolet Prisma Advantage

Se o Onix reduziu o ritmo, o mesmo não se pode dizer do Prisma, seu irmão três-volumes. Foi o quarto colocado e líder absoluto entre os sedãs, com 6.616 unidades. Outro que manteve o bom desempenho do mês passado foi o Kwid, com quase 6,5 mil carros, dando a entender que a Renault enfim resolveu os problemas de produção que afetaram o carrinho em 2017.

Mais um que vendeu acima das 6 mil unidades foi o VW Polo, que, embora tenha perdido duas posições no mês, abriu mais de 1 mil de vantagem sobre fevereiro e manteve o rival Fiat Argo (em 12o) à distância. Interessante como a boa acolhida do Polo também tem se refletido no Gol, que ficou logo atrás do irmão mais novo. 

Volkswagen Polo - Entre 4 mil e 4,5 mil unidades por mês
Teste Renault Kwid Off-Road

Em oitavo, o Kicks teve a honra de liderar o segmento de SUVs pela primeira vez desde que estreou no país, em agosto de 2016. O feito acontece menos de um ano após a nacionalização do modelo, em junho de 2017, quando ganhou versões mais acessíveis. O Honda HR-V fechou o top 10, seguido pelo Jeep Compass, que mais uma vez ficou à frente dos seus "familiares" bem mais baratos, Argo e Mobi, que ainda não empolgaram o mercado. 

Creta x HR-V x Kicks

Em mês positivo, o Jeep Renegade ficou à frente do Hyundai Creta, que foi mal e saiu da disputa pela liderança da categoria. Na sequência, o VW Fox parece não perder o ritmo mesmo após a estreia do Polo. E o Virtus já apareceu na cola do Ka Sedan, mesmo não tendo versão abaixo de R$ 60 mil. Veja a tabela abaixo:   

POS.

MODELO

MARÇO 2018

CHEVROLET ONIX

12.918

FORD KA

9.803

HYUNDAI HB20

9.217

CHEVROLET PRISMA

6.616

RENAULT KWID

6.454

VW POLO

6.149

VW GOL

5.877

NISSAN KICKS

5.532

TOYOTA COROLLA

5.395

10º

HONDA HR-V

5.358

11º

JEEP COMPASS

4.647

12º

FIAT ARGO

4.349

13º

FIAT MOBI

4.335

14º

JEEP RENEGADE

4.252

15º

RENAULT SANDERO

4.105

16º

HYUNDAI CRETA

3.671

17º

VW FOX

3.349

18º

TOYOTA ETIOS 

3.229

19º

FORD KA SEDAN

3.069

20º

VW VIRTUS

3.059

COMERCIAIS LEVES

Toyota Hilux SR Challenge

A principal alteração no setor "utilitário" foi a Saveiro em segundo lugar, deixando a Fiat Toro em terceiro, mesmo que ainda distante da líder Fiat Strada. Em quarto, a Toyota Hilux teve larga vantagem sobre a S10, em quinto, e foi a picape média mais vendida. De resto, a Renault Oroch passou das 1 mil unidades e a Nissan Frontier entrou no top 10, bem próxima da Mitsubishi L200.  

POS.

MODELO

MARÇO 2018

FIAT STRADA

5.595

VW SAVEIRO

3.671

FIAT TORO

3.493

TOYOTA HILUX

3.223

CHEVROLET S10

2.334

FORD RANGER

1.266

VW AMAROK

1.063

RENAULT DUSTER OROCH

1.058

MITSUBISHI L200

965

10º

NISSAN FRONTIER

952

Fonte: Fenabrave

Fotos: Arquivo Motor1.com e divulgação 

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com