Muito se espera sobre o Rota 2030. Não há evento de montadora em que os executivos das marcas não deixem claro que aguardam o programa para decidir os rumos da indústria automotiva no Brasil. Mas tudo indica que essa espera acaba no dia 12 de abril, segundo o jornalista Fernando Calmon.
Em sua coluna no UOL, Calmon afirmou que Michel Temer só espera a saída do atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para anunciar o novo regime que substitui o Inovar-Auto. Presidentes e executivos das montadoras já foram convidados para o evento no Palácio do Planalto, em Brasilia (DF). Meirelles é tido como um dos principais opositores às regras do Rota 2030, que dará incentivos anuais de R$ 1,5 bilhão para os fabricantes de automóveis.
Desde agosto que o anuncio do Rota 2030 é esperado. Mas a falta de entendimento entre as partes envolvidas adiaram o processo diversas vezes, inclusive deixando em dúvida o que aconteceria com a indústria e os investimentos programados pelo setor para este e os próximos anos.
Fonte: Fernando Calmon para UOL Carros
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Eletroescola? Projeto de lei prevê aulas de direção com carros elétricos
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Governo federal pode ser obrigado a abastecer carros oficiais com etanol
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
China quer instalar uma fábrica de automóveis na Argentina
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
EUA: plano do governo para barrar chinesas poderá afetar Ford e GM