Iniciada na China na semana passada com a apresentação de dois inéditos conceitos, a onda SUV da Volkswagen chega agora aos Estados Unidos com a estreia do Atlas Cross Sport Concept. Atração de destaque da marca no Salão de Nova York, o modelo deriva do grandalhão de mesmo nome já produzido naqueles país e concentra apostas nas linhas mais esportivas e na pegada cupê da carroceria. Chegará ao mercado norte-americano em versão final no ano que vem, com a missão de preencher a lacuna existente entre o Tiguan e o Atlas convencional.
No visual, a grade mais larga, formada por três filetes horizontais e iluminada nesta versão conceitual, logo de cara diferencia o Cross Sport do Atlas familiar. De perfil, as maçanetas dispostas em posição mais baixa e as colunas C largas também se destacam, neste caso formando um ângulo de quase 45 graus em relação às janelas. Atrás, a pegada cupê é evidenciada pelo caimento mais acentuado do teto e pelo discreto aerofólio. Completam o conjunto lanternas escurecidas e uma enorme barra horizontal cromada.
Na mecânica, o conjunto híbrido é formado pela associação do motor 3.6 V6 de 280 cv a gasolina com dois propulsores elétricos (um no eixo dianteiro e outro no traseiro). Dados de fábrica revelam aceleração de 0 a 96 km/h em 5,4 segundos e potência combinada de 360 cv. Uma bateria de íons de lítio armazena 18 kWh e garante pelo menos 40 km de autonomia apenas no modo elétrico.
A VW menciona ainda detalhes sobre um motor híbrido-leve, indicando um possível caminho para o modelo de produção em série. Neste caso, a aceleração seria feita em 6,5 segundos, com potência próxima dos 315 cv. De qualquer maneira, o conceito apresenta cinco modos de condução: E-Mode (usa apenas o motor traseiro e a bateria), Hybrid (escolhe a fonte de alimentação mais adequada automaticamente), GTE (indicado para direção esportiva), Off-Road (ativa a tração nas quatro rodas usando motores elétricos) e Battery Hold/Charge (destinado para recarregar a bateria).
Há ainda mais tecnologia dentro da cabine, incluindo o cada vez mais popular painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e o sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 10,1 polegadas. O primeiro pode mostrar todos os tipos de dados de direção, entretenimento e navegação, enquanto o segundo, como em outros modelos da Volkswagen, oferece sensores de proximidade e controles por gestos, com mapeamento de navegação 2D ou 3D, entre seus diversos recursos.
O lançamento comercial está programado para 2019 e toda produção será concentrada em Chattanooga, no Tennessee, ao lado do Atlas e do Passat. Com exceção das chamativas rodas de 22 polegadas, da grade iluminada e do exagero de peças cromadas, este é praticamente o carro que chegará às ruas.
Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com
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