Um dos lançamentos mais cotados para integrar a chamada "investida SUV" da Volkswagen no Brasil, o grandalhão Atlas poderá estrear por aqui num futuro próximo trazendo diferenças em relação à versão norte-americana. Conforme aponta o site do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) no último dia 26 de janeiro, a gigante alemã solicitou o registro do batismo Teramont no país, indicando uma possível adoção do nome em solo nacional. A denominação já é usada pelo modelo na China e coincide com a estratégia da marca de nomear seus SUVs sempre com a letra T (vide T-Cross, T-Roc, Tiguan e Touareg).

Leia também:

VW Teramont - INPI

O lançamento do Teramont no Brasil não é abertamente confirmado pela VW, mas é quase certo que ele faça parte dos 5 SUVs prometidos para nosso mercado até 2020. Medindo 5,03 metros de comprimento por 1,98 m de largura e 1,77 m altura, o grandalhão faz bonito quando o assunto é espaço - são nada menos de 2,98 metros de entre-eixos e capacidade para acomodar de até 7 ocupantes. Poderia ser encaixado por aqui entre o Tiguan Allspace e a nova geração do Touareg, oferecendo espaço e porte extras na comparação com o primeiro e apelo mais familiar em relação ao segundo.

2018 Volkswagen Atlas: Second Drive

Na América do Norte, a oferta de motores é composta por duas opções: 2.0 TSI com potência de 240 cv e 3.6 V6 com 280 cv. O câmbio é sempre automático de 8 marchas, com tração dianteira ou integral 4Motion. Entre outros destaques, o modelo inaugurou no segmento o sistema de frenagem automática pós-colisão, que aplica os freios de acordo com o impacto detectado pelos sensores dos airbags para diminuir os ricos de um segundo acidente.

Se confirmado, o lançamento por aqui acontecerá entre 2019 e 2020. Isso porque, para este ano, a VW já reservou duas importantes estreias no segmento: o Tiguan Allspace e o esperado T-Cross, SUV do Polo, que será revelado no Salão do Automóvel e começará a ser produzido no começo do ano que vem. 

Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com

Galeria: Volkswagen Atlas 2018 - EUA

Envie seu flagra! flagra@motor1.com