A Nissan celebra nesta semana no Japão a inauguração da primeira fábrica especializada na reutilização e reciclagem de baterias de íons de lítio de veículos elétricos daquele país. Nascida a partir da crescente demanda por carros verdes, a unidade é localizada na cidade de Namie, região leste local, e será operada pela 4R Energy Corporation (joint-venture firmada entre a Nissan e a Sumitomo Corporation).
De acordo com as previsões da marca, a disponibilidade de baterias de íons de lítio usadas deverá aumentar significativamente no futuro próximo, tendo em vista que compradores da primeira geração de carros elétricos rapidamente deverão substituir seus modelos atuais. Nesse sentido, a reciclagem e a refabricação desses componentes terão impacto significativo no segmento, afetando principalmente a demanda por novos materiais e o meio ambiente.
A fábrica (primeira construída na cidade desde o tsunami de 2011) servirá como centro global para o desenvolvimento e fabricação da 4R. As baterias recicladas e refabricadas serão usadas para oferecer a primeira bateria substituível trocável do mundo para veículos elétricos, e também serão usadas em sistemas de armazenamento em larga escala e empilhadeiras elétricas.
A Nissan é líder em tecnologias zero emissão no mundo e aposta pesadas fichas na popularização dos elétricos. Em anúncio recente, a marca confirmou que planeja colocar 8 novos modelos verdes no mercado até 2022, na expectativa de repetir o sucesso do Leaf. Este, aliás, está com lançamento confirmado no Brasil para 2019.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Nissan e Mitsubishi se juntam por nova empresa em prol de carros elétricos
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Nissan cortará empregos, salário do CEO e vende ações da Mitsubishi