Apontada pela imprensa indiana desde o início do ano, a especulada aproximação verificada entre executivos da Ford e da Mahindra acaba de resultar no fechamento de um acordo estratégico. Em cerimônia realizada nesta semana na própria Índia, Jim Farley, presidente de mercados globais da gigante norte-americana, oficializou a parceria e confirmou a realização de trabalhos conjuntos no desenvolvimento de dois novos SUVs, um compacto elétrico e sistemas de conectividade. Os detalhes do acordo, porém, ainda são mantidos sob sigilo.
De acordo com a imprensa local, os utilitários terão portes compacto e médio e serão inseridos nos segmentos B e C, respectivamente. Ambos serão naturalmente modelos Ford, mas montados sobre plataformas desenvolvidas conjuntamente. O modelo maior, ao que tudo indica, será fabricado sobre a mesma base que também servirá à próxima geração do Mahindra XUV500 (conhecida pelo codinome W601). Internamente, vem sendo tratado como um futuro rival para o Jeep Compass. Não por acaso, os rumores coincidem com especulações anteriores, como a que publicamos no início de janeiro.
O modelo menor também está cercado de mistérios e até agora vem sendo apontado apenas como concorrente do Hyundai Creta. Pode ser algo desenvolvido apenas para o mercado indiano, mas ao mesmo tempo abre margem para uma possível nova geração do EcoSport (que, na linhagem atual, foi em grande parte desenvolvida por lá, assim como o Ka).
Por fim, a aliança resultará no lançamento de uma versão elétrica do Ka Sedan (chamada localmente de Aspire) e no desenvolvimento de novos sistemas de conectividade.
Fonte: IAB
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv